Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde

Postado em 27 de novembro de 2015

A Prof.ª Marilia Seelaender é bióloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em fisiologia pela USP, pós doutora em metabolismo pela Universidade de Oxford, Reino Unido; em bioquímica da nutrição pela Universidade de Potsdam, Alemanha e em bioquímica do câncer pela Universidade de Barcelona, Espanha. É chefe do grupo de metabolismo e câncer do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e livre docente da mesma universidade, e fala com exclusividade ao Nutritotal sobre o Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde (NEXSA) que acontecerá junto com o Ganepão em 2016.

 

1. Porque surgiu a ideia de realizar um Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde (NEXSA) junto com o Ganepão 2016?
Trata-se de tema de crescente importância para a nutrição clínica. A combinação nutrição/atividade física permite ganhos adicionais frente à prescrição isolada. Em um cenário onde diversos problemas de saúde decorrem de maus hábitos de vida, o enfoque clínico deve mirar medidas preventivas e terapêuticas de máxima eficiência, baixo custo para o indivíduo e para o sistema de saúde. O impacto de estratégias envolvendo a nutrição e o exercício em associação é alvo das pesquisas internacionais mais recentes.

2. Qual a importância de realizar um congresso como esse?
O Ganepão sempre foi a referência de fronteiras do conhecimento. A realização do NEXSA confirma essa vocação. A necessidade de um olhar completo às necessidades do indivíduo deve ser a meta do profissional de área de saúde. O Ganepão/NEXSA é oportunidade única de conhecer o que há de mais novo em pesquisa clínica e aplicada em altíssimo nível internacional, de forma dinâmica, interativa e com ilustração prática imediata.

3. O que haverá de novo nesse congresso?
O NEXSA proporcionará uma experiência única de convívio intenso com profissionais acadêmicos e que atuam diretamente na área de suplementação e atividade física, tanto na busca de saúde/recreação, como na prevenção e tratamento de doenças crônicas. O simpósio está organizado de forma inédita, na qual haverá simultaneamente aulas teóricas e práticas. Indivíduos receberão suplementação nutricional e realizarão diferentes modalidades de atividade física na mesma sala em que esses aspectos são discutidos. Especial atenção será conferida às metas de saúde que devem ser atendidas. Os inscritos poderão testemunhar os efeitos metabólicos, clínicos e de des empenho in loco.

4. Todos os profissionais da saúde ligados à prática esportiva conseguirão aproveitar esse evento?
Sem dúvida, esse é um evento concebido para todo o tipo de profissional de saúde que deseja entrar em contato com as fronteiras do conhecimento na área de nutrição e atividade física. Serão abordados em profundidade os temas: composição corporal, metabolismo, suplementação nutricional específica aplicadas a indivíduos obesos, crianças/adolescentes, idosos, ativos/atletas, a diferentes modalidades esportivas. Adicionalmente discutiremos as diferenças de prescrição de suplementação e atividade física para homens e mulheres e para indivíduos com doenças crônicas. Como o NEXSA foi concebido como um evento dinâmico e multidisciplinar, todos os tipos de profissional terão possibilidade de interagir, criando um corpo de conhecimento complementa r e mais abrangente, transcendendo os paradigmas de atuação profissional.

Leia também