>


Consumo de café da manhã não ajuda na perda de peso

Postado em 3 de fevereiro de 2017 | Autor: Alweyd Tesser

Estudo publicado na revista Appetite observou que a exigência de tomar café da manhã entre as pessoas que normalmente não o ingerem resultou em maior ingestão calórica e ganho de peso.

Durante 4 semanas, 49 mulheres que habitualmente não consomem o café da manhã foram aleatoriamente distribuídas para uma de duas condições: tomar café da manhã ou não. As que ficaram no grupo do café da manhã foram obrigadas a comer pelo menos 15% de sua necessidade diária de energia antes das 8h30 da manhã. As que ficaram no grupo sem café da manhã não consumiram energia até depois das 11h30 da manhã.

O peso e a gordura corporal foram avaliadas no início e após quatro semanas de intervenção. A gordura corporal foi medida por absorciometria de raios X de energia dupla (DXA). Os participantes completaram sete ciclos de 24 horas para avaliar a ingestão dietética durante a intervenção. A atividade física foi medida por acelerometria por 32 dias consecutivos.

Os resultados demonstraram que, em média, os participantes randomizados para tomaram o café da manhã consumiram 266 ± 496 kcal (p <0,01) a por dia ao longo do estudo e pesaram 0,7 ± 0,8 kg (p <0,01) a mais no final da intervenção.

Não houve compensação calórica observada nas refeições subsequentes e nenhuma alteração na fome ou saciedade autorrelatada. Não houve também compensação de atividade física com a adição do café da manhã.

“Pesquisas futuras devem avaliar esta relação por um período de tempo mais longo para ver se adicionar o café da manhã à dieta das mulheres que geralmente não tomam resulta em mudança adaptativa do comportamento sobre o tempo”, afirmam os autores.

Referência

LeCheminant
GM, LeCheminant JD, Tucker LA, Bailey BW. A randomized controlled trial to
study the effects of breakfast on energy intake, physical activity, and body
fat in women who are nonhabitual breakfast eaters. Appetite. 2017; 112:44-51.
[Epub ahead of print]

 

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter