Dieta hiperproteica e suplementada com FOS está associada à redução de peso e gordura corporal

Postado em 20 de dezembro de 2017 | Autor: Marcella Gava Brandolis

Estudo investigou a capacidade de frutooligosacarídeos – FOS (10%)combinados ou não com dietas com alta concentração de proteína (P) em afetar aingestão de calorias e a composição corporal.

Foram conduzidos experimentos em 48 ratos divididos em 2 grupos,alimentados ou com uma dieta com baixo teor de gordura (10% de óleo /energia)(exp1), ou com uma dieta rica em gordura (35% de óleo / energia)(exp2). Em cada experimento os ratos foram subdivididos em dieta normoproteica(NP – 14% de proteína do leite), dieta hiperproteica (HP – 55% de proteína),dieta normoproteica + FOS (10%), e dieta hiperproteica +FOS. Foram mensuradosingestão calórica, ganho de peso corporal, metabólitos plasmáticos, e expressãogênica de peptidos hipotalâmicos que controlam a ingestão alimentar.

Nos ratos alimentados com dieta baixa em gorduras, a administração de FOSnão afetou a massa magra (MM) ou a massa gorda, no entanto a dietahiperproteica foi associada à redução de massa gorda e à tendencia para reduçãode adiposidade. Em ratos alimentados com dieta rica em gorduras, o uso de FOS foiassociado à redução de peso corporal, massa gorda e adiposidade, e dietashiperproteicas foram associadas à tendência para redução de peso. Ratosalimentados com dieta HP + FOS tiveram redução significativa de adiposidadequando comparado a outros grupos.

A ingestão de FOS reduziu o consumo calórico de ratos alimentados com dietabaixa em gorduras.  Surpreendentemente, esignificativamente, a ingestão de FOS aumentou ingestão de calorias em ratosalimentados com dieta rica em gorduras e rica em proteínas.

Lipídeos plasmáticos, triglicerídeo hepático e lipogênese foram reduzidasno grupo de dieta HP, principalmente em ratos alimentados com dieta rica emgordura. A combinação HP +FOS reforçou a redução dos triglicérides hepáticos eplasmáticos.

A partir destes resultados, Hadri e sua equipe concluíram que principalmenteem dietas ricas em gordura, a associação HP + FOS trouxe mais benefícios que adieta HP para redução de gordura corporal, adiposidade corporal e níveis detriglicerídeos. Os autores sugerem que estudos devem ser realizados em humanospara que haja comprovação destes benefícios.

 

Referência:

Hadri Z, Rasoamanana R, Fromentin G, Azzout-Marniche D, Even PC, Gaudichon C, Darcel N, Bouras AD, Tomé D, Chaumontet C. Fructo-oligosaccharides reduce energy intake but do not affect adiposity in rats fed a low-fat diet but increase energy intake and reduce fat mass in rats fed a high-fat diet. Physiology & Behavior 182 (2017) 114–120.

Cadastre-se e receba nossa newsletter