Um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association demonstrou que a dieta mediterrânea (DM) com óleo de oliva extra virgem foi benéfica na prevenção primária do câncer de mama invasivo.
Com o objetivo de avaliar o efeito da DM no câncer de mama, Toledo e colaboradores conduziram um estudo multicêntrico com 4.282 mulheres com idade entre 60 e 80 anos. As participantes foram aleatoriamente distribuídas em 3 grupos: as que receberam DM rica em óleo de oliva extra virgem (1 litro/semana) (grupo 1); DM suplementada com 30g de nozes mistas (grupo 2) ou dieta controle com pouca gordura (grupo 3).
Após um período de acompanhamento de 4,8 anos foram confirmados 35 casos de câncer de mama, sendo a incidência maior no grupo 3. Além disso, os resultados demonstraram que o consumo de DM rica em óleo de oliva reduziu em 62% o risco de câncer de mama invasivo quando comparado ao grupo que recebeu dieta controle.
Os autores afirmam que o potencial efeito benéfico da DM pode ser explicado por diversos mecanismos, e um deles é que a DM promove uma redução no dano oxidativo do DNA.
“A DM com óleo de oliva extra virgem foi benéfica na prevenção primária do câncer de mama invasivo, porém são necessários mais estudos com maior tempo de acompanhamento clínico para a confirmação desses achados”, concluem os autores.
Referência (s)
Toledo E, Salas-Salvadó J, Donat-Vargas C, Buil-Cosiales P, Estruch R, Ros E, Corella D, et al. Mediterranean Diet and Invasive Breast Cancer Risk Among Women at High Cardiovascular Risk in the PREDIMED Trial: A Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. 2015. [Epub ahead of print]