Dieta sem glúten melhora estado nutricional de adultos com doença celíaca

Postado em 28 de agosto de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition demonstra que uma dieta livre de glúten (GFD) é capaz de melhorar o estado nutricional de adultos com doença celíaca, sem indução de excesso de peso ou obesidade. 
 
Conduzido por Barone et al, o estudo incluiu 39 pacientes com doença celíaca e 39 voluntários saudáveis. O índice de massa corporal (IMC) de pacientes e controles foi avaliada no início do estudo, enquanto que o IMC dos pacientes antes da GFD foi recuperado a partir de registos clínicos. Além disso, no início do estudo, em ambos os grupos, foram comparados IMC, massa gorda (MG), a densidade mineral óssea (DMO), bem como a ingestão alimentar através de um registro de 7 dias.
 
No momento do diagnóstico, 82% dos pacientes com doença celíaca tinham um IMC eutrófico ou sobrepeso, enquanto 10% eram subnutridos. Após a GFD, os pacientes com IMC eutrófico demonstraram um aumento de peso significativo (P = 0,002), mas nenhum deles chegaram às categorias de sobrepeso ou obesidade. Metade dos pacientes subnutridos alcançaram um IMC eutrofico.
 
Controles e pacientes em um GFD tinham IMC, MG, DMO e ingestão total de calorias semelhantes, mas a ingestão de lipídios e de fibras foi significativamente diferente nos dois grupos (P = 0,003 – grupo controle e P <0,0001 – pacientes).
 
Os autores afirmam que os resultados estão relacionados a uma população celíaca, que adota uma dieta livre de glúten baseada em uma dieta mediterrânea.
Referência (s)

Barone M, Della Valle N, Rosania R, Facciorusso A, Trotta A, Cantatore FP, Falco S, et al. A comparison of the nutritional status between adult celiac patients on a long-term, strictly gluten-free diet and healthy subjects. Eur J Clin Nutr. 2015 [Epub ahead of print]

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter