Estudo sugere que as recomendações para o consumo de sódio e sal devem ser ainda menores

Postado em 3 de maio de 2013 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

Pesquisadores publicaram uma metanálise na revista British Medical Journal (BMJ) demonstrando que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a ingestão de sal deve ser reduzida para 3 g/dia.

Segundo as recomendações atuais da OMS, os adultos devem consumir menos de 2000 mg de sódio, equivalente a 5 g de sal por dia, pois apresentam efeitos benéficos sobre a redução da pressão arterial e de doenças cardiovasculares. Entretanto, essa metanálise sugere que a ingestão de 3 g de sal por dia terá um efeito benéfico ainda maior para a saúde cardiovascular, devendo se tornar uma meta em longo prazo da ingestão de sal para a população em geral.

O objetivo dos pesquisadores foi analisar os efeitos da redução de sal sobre a pressão arterial, hormônios e lipídios do sangue em indivíduos normotensos e hipertensos. Para a realização da metanálise, os pesquisadores reuniram 34 estudos clínicos, totalizando 3.230 pessoas.

Após as análises estatísticas, observou-se que uma redução média de 5-6 g/dia de sal por quatro ou mais semanas reduziu significativamente a pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada, independentemente do sexo e grupo étnico. Entretanto, a média de ingestão de 3-4 g de sal/dia reduziu significativamente a concentração urinária de sódio (-75 mmol/24 h) e a alteração média na pressão arterial sistólica foi -4,18 mmHg (redução de 75%) e -2,06 mmHg (redução de 68%) para a pressão arterial diastólica.

“A associação significativa observada entre o consumo médio de 3 g de sal/dia com a redução de sódio urinário em 24 horas e a queda na pressão arterial indica que maiores reduções na ingestão de sal produzem efeitos benéficos para a prevenção da hipertensão, derrames, ataques cardíacos e insuficiência cardíaca entre as populações”, concluem os autores.

Leia mais:

Anvisa estabelece redução de sódio em alguns alimentos

Benefícios da substituição do sal para a saúde cardiovascular

O sal light pode ser recomendado para pessoas sem problemas cardíacos?

Referência (s)

Feng JH, Jiafu L,Graham AM. Effect of longer term modest salt reduction on blood pressure: Cochrane systematic review and meta-analysis of randomised trials. BMJ 2013;346:f1325.

Cadastre-se e receba nossa newsletter