A empresa Edanz Group, um grupo de consultoria que auxilia cientistas na publicação de artigos na língua inglesa, lançou uma ferramenta gratuita que identifica as opções de revistas para publicação de artigos científicos específicos.
A ferramenta foi divulgada no workshop How to Write for and Get Published in Scientific Journals (conselhos práticos de como publicar seguindo normas internacionais na área de comunicação científica), realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), em 21 de março em São Paulo, pelo diretor científico da Edanz Group, Daniel McGowan.
Segundo McGowan, identificar um periódico para publicar seus artigos ainda representa um problema para pesquisadores de diversos países que não falam a língua inglesa. Para ele “muitos pesquisadores não levam em conta o perfil de leitor de uma determinada publicação ao submeter um artigo, por exemplo, o que é uma questão importante, que pode determinar a aceitação ou rejeição do artigo”.
O programa é de fácil utilização, em que basta digitar o resumo do artigo ou frases-chave e ele fornecerá uma lista de revistas que publicam em áreas relacionadas ao tema pesquisado. Além disso, fornece também uma lista de artigos relacionados ao tema do pesquisador que a revista científica tenha publicado recentemente.
A partir dessas informações, o pesquisador pode visitar o site dos periódicos dos quais se interessou e, em seguida, escolher qual a revista irá submeter o seu artigo.
“Parte das razões para a rejeição de um artigo pelas revistas científicas está relacionada a requisitos desconhecidos do periódico, como problemas com as citações, fundamentação, objetivo e apresentação de dados da pesquisa, além de gramática, estilo de redação e escolha inapropriada do periódico”, conclui McGowan.
Clique aqui para acessar a ferramenta
Leia mais:
Como publicar: garanta a publicação do seu artigo científico – Para quem e como submeter
Referência (s)
Alisson E. Agência Fapesp. Ferramenta auxilia a identificar revistas para publicação de artigos. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/17051 Acessado em 04/04/2013