fbpx


Fitoterapia reduz sintomas da menopausa

Postado em 7 de julho de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

Estudo publicado e disponível online no Journal of the American Medical Association sugere que a suplementação com fitoestrógenos foi associada com redução nos sintomas da menopausa.
Conduzida por Franco e colaboradores, a metanálise e revisão sistemática incluiu 62 estudos clínicos, randomizados, controlados contendo 6.653 mulheres. Esse trabalho teve como desfechos primários a redução nos principais sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor, suores noturnos e redução da lubrificação vaginal. Os principais fitoestrógenos estudados foram isoflavonas de soja e isoflavonas de trevo vermelho.
Os resultados demonstraram que o uso de fitoestrógenos foi associado a uma diminuição no número de ondas de calor por dia e na secura vaginal. No entanto, não houve diferença significativa na frequência da sudorese noturna.
Com relação ao tipo de fitoestrógeno, a isoflavona de soja apresentou maior diminuição das ondas de calor e de secura vaginal.
“Essa metanálise sugere que a suplementação de fitoestrógenos foi associada com reduções modestas na frequência de ondas de calor e secura vaginal, mas nenhuma redução significativa nos suores noturnos”, concluem os autores. “No entanto, devido à baixa qualidade e heterogenia das evidências atuais, são necessários estudos mais rigorosos para determinar a associação entre fitoterapia com a saúde da menopausa”, afirma.
Referência (s)

Franco OH, Chowdhury R, Troup J, Voortman T, Kunutsor S, Kavousi M, et al. Use of Plant-Based Therapies and Menopausal Symptoms: A Systematic Review and Meta-analysis. Jama. 2016;315(23):2554-63.

Assine nossa newsletter: