Força do aperto de mão é preditora de custo hospitalar

Postado em 9 de outubro de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

 

Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition demonstrou que a baixa força no aperto de mão na admissão hospitalar está associada a um aumento dos custos de hospitalização. “Sabe-se que a desnutrição na admissão, está relacionada ao aumento dos custos hospitalares, e que a força de aperto de mão (FAM) é um indicador de subnutrição. No entanto, a capacidade da FAM para prever os custos de hospitalização ainda não estava bem elucidada, o que inspirou esse estudo”.
 
Trata-se de um estudo prospectivo, conduzido por pesquisadores portugueses em um hospital universitário. A FAM foi avaliada por dinamometria e os pacientes também foram submetidos à avaliação subjetiva global (ASG). Os pacientes foram divididos em quartis de acordo com a FAM, sendo o quarto quartil, a FAM mais alta.
De acordo com os resultados, estar no primeiro ou segundo quartil de FAM na admissão hospitalar aumentou os custos de hospitalização do paciente, respectivamente, em 17,5% e 21,4%, que se traduziu num aumento de 375 para 458 euros. 
 
Após o ajuste adicional para o status de desnutrição, estar no primeiro ou segundo quartil de FAM teve, respectivamente, um impacto econômico de 16,6% e 20%, correspondendo a um aumento das despesas de hospitalização de 356 para 428 euros.
 
Os autores concluem que a baixa FAM está associada a um aumento dos custos de hospitalização entre 16,6 e 20%, e afirmam que a FAM é um método barato, não invasivo, fácil de usar e que tem potencial clínico para prever os custos de hospitalização.
Referência (s)

Guerra RS, Amaral TF, Sousa AS, Pichel F, Restivo MT, Ferreira S, et al. Handgrip strength measurement as a predictor of hospitalization costs. Eur J Clin Nutr. 2015; 69(2):187-92.

Cadastre-se e receba nossa newsletter