>


Ganepão 2011 traz inovação

Postado em 23 de junho de 2011 | Autor: Redação Nutritotal

“Caminhando para o Equilíbrio Nutricional” foi o tema central do IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão 2011, que aconteceu entre os dias 15 a 18 de junho. Um grande número de profissionais da saúde puderam assistir aos simpósios de especialidades, simpósios de grandes temas, conferências nacionais e internacionais, painéis, teatro, além de seções interativas.
Para discorrer sobre o tema central houveram palestras voltadas as variações genotípicas e fenotípicas individuais e as diversas influências, pressões e agressões do meio ambiente. O simpósio “Aplicação da Nutrigenômica na Prática Clínica” tratou deste assunto. Segundo a Dra. Maria Fernanda Cury Boaventura, o uso de ácidos graxos ômega-3 impediram a imunossupressão ocorrida em pacientes no pós-cirúrgico de câncer gástrico, diminuindo a apoptose de leucócitos e esses resultados foram confirmados pelo perfil de expressão gênica. Já o Dr. Thomas Prates Ong abordou o conceito que sustenta a hipótese de que eventos durante o desenvolvimento embrionário têm profundo impacto no risco de doença no futuro. Segundo o palestrante, o baixo peso ao nascer e dieta inadequada durante a gestação estão relacionados com doença arterial coronariana, hipertensão, obesidade e resistência à insulina no adulto.
Outra seção de grande interesse do público foi a nutricosmética. A Dra. Aline Pettert Scheneider relatou a busca da população por uma melhor aparência que chega no próprio consultório do nutricionista. A palestrante destaca a importância da orientação quanto à alimentação, antes de indicar suplementos e que estes devem ser cuidadosamente aplicados. Mas há pesquisas envolvendo a utilização de alguns nutrientes específicos que melhoram a pele em casos de exposição excessiva ao sol (como licopeno, betacaroteno e vitamina E) e a celulite (como glucosamina, silício orgânico, quercetina e picnogenol).
O teatro Raul Cortez ficou lotado quando foi discutido o tema probióticos. Dr. Dan Waitzberg comentou a descoberta dos probióticos e sua utilização na manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, demonstrando a especificidade das cepas no tratamento de diarreias e infecções do trato respiratório superior. A Dra. Maria de Lourdes da Silva buscou esclarecer o uso dos probióticos no aumento da imunidade em idosos. O Dr. José Spolidoro explicou que o uso de leites fermentados com Lactobacilos pode reduzir a ocorrência de problemas infecciosos em crianças.
Houve uma nova seção para a discussão da nutrição e cérebro. Os palestrantes demonstraram a ação de alguns nutrientes e compostos bioativos provenientes dos alimentos que podem melhorar a função cerebral e o desempenho cognitivo. Alguns exemplos são os flavonóides, que melhoram o desempenho cognitivo quando associado a exercícios físicos; a curcumina, que melhora o desempenho cognitivo em modelos experimentais com doença de Alzheimer; e a vitamina E, que reduz a deterioração cognitiva em ratos. Também foi discutida a atuação neuroprotetora da suplementação do ácido graxo ômega-3 (com 1 g/dia) na redução de crises em pacientes epiléticos.
A Dra. Maria Carolina G. Dias destacou a importância da orientação nutricional em gestantes que realizaram cirurgia bariátrica ou para aquelas pretendem engravidar depois desta intervenção cirúrgica. Segundo a palestrante, há estudos e diretrizes que recomendam que se deve aguardar pelo menos 12 a 18 meses após a cirurgia bariátrica para a mulher engravidar, uma vez que ocorre perda de peso, podendo colocar em risco o crescimento fetal. Já as mulheres grávidas pós-cirurgia bariátrica devem receber acompanhamento nutricional intenso, tendo a necessidade de avaliação constante dos níveis de vitaminas e minerais. A suplementação deve ser ajustada de acordo com o estado nutricional, avaliando a melhor forma de administração (oral ou parenteral). A recomendação calórica mínima é de 1.800 kcal para não haver prejuízo no crescimento fetal. Após o nascimento, o aleitamento materno não é contra-indicado, devendo ser estimulado sempre que houver condições.
O presidente do congresso, Dr. Dan L. Waitzberg, discutiu ainda a importância de escolher os nutrientes adequados na terapia nutricional de pacientes críticos, como os triglicerídeos de cadeia média e ômega-3, proteína do soro do leite, glutamina, aminoácidos, antioxidantes e fibras solúveis. Segundo diretrizes e metanálises, a fibra solúvel pode ser benéfica para o doente hemodinamicamente estável que desenvolve diarreia e recebendo nutrição enteral. A combinação de vitaminas antioxidantes e minerais (especificamente selênio) deve ser fornecida a todos os doentes críticos recebendo terapia nutricional especializada. Segundo o palestrante, foi demonstrado que para receber o benefício terapêutico das fórmulas imunomoduladoras, deve ser fornecida ao paciente pelo menos 50-65% das necessidades energéticas.
O congresso trouxe com exclusividade a participação de membros da indústria para tratar do marketing nutricional a favor da saúde. Segundo a moderadora deste painel, a Dra Yara Baxter, a atuação do profissional nutricionista na prática clínica precisa contar com o marketing nutricional para beneficiar seus pacientes e seu próprio trabalho.
Houve ainda a Conferência “Peter Furst” em homenagem a este notável cientista que fez contribuições inestimáveis para o campo da Nutrição Clínica. Para contemplar esta seção foi discutido o benefício da terapia nutricional especializada na má absorção grave. Por fim, acompanhando o congresso ocorreu o XII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, que ofereceu dois prêmios no valor de R$1.250,00 para os melhores trabalhos apresentados na forma de pôster e dois prêmios de R$1.500,00 para os melhores trabalhos apresentados na forma de tema livre, além de duas menções honrosas para cada modalidade de apresentação. Para conhecer os ganhadores acesse aqui.
Colaboradoras:
Christiane Bergamasco
Kaline Melo Chaves
Danielle Fontes de Almeida
Iara Lewinski
Rita de Castro
Camila G. Marques

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter