>


Levantamento revela que cereais matinais produzidos no Brasil têm excesso de açúcar

Postado em 23 de dezembro de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

Pesquisadores brasileiros membros do Centro de Pesquisaem Alimentos (Food Research Center –FoRC), realizaram levantamento de teor de sal e açúcar em 29 tipos de cereaismatinais vendidos no Brasil, e descobriram que somente seis apresentam poucoaçúcar (menos de 5 g/100 g): as aveias e um mix de cereais. Outros cincorevelam teor um pouco acima do recomendado e 18 estão bem acima, apresentandomais de 22,5 g de açúcar por 100 g de produto.

“Vários estão com 40 g de açúcar por 100 g de produto,incluindo as granolas, produtos que têm apelo saudável, pois são ricos em fibraalimentar e fontes de proteína. Segundo as normas da Agência Nacional deVigilância Sanitária (Anvisa), está estabelecido apenas o baixo conteúdo deaçúcar, que é, no máximo, 5 g por 100 g de produto. E este não é um problema sódo Brasil”, explicam. Os dados foram colhidos entre julho e agosto e as marcaspesquisadas foram Kellogg’s, Nestlé e Quaker.

O levantamento foi realizado como parte da pesquisa da World Action on Salt and Health (WASH)sobre o teor de açúcar e sal em cereais matinais em 29 países.

Entre os cinco cereais com mais açúcar encontrados nospaíses pesquisados, figura o Kellogg’s Froot Loops vendido no Brasil e noMéxico, com espantosos 40 g de açúcar para cada 100 g do produto. O Brasiltambém figura na lista dos cinco menos açucarados, com o Kellogg’s Corn Flakes.

A pesquisa WASH analisou a composição nutricional (açúcare sal), cereais matinais em 29 países, a fim de estabelecer comparaçõesinternacionais, com foco em 19 produtos encontrados em um grande número depaíses participantes. Entre as principais descobertas do levantamento constam:

• Mais metade dos cereais matinais pesquisados (58%)contém altos níveis de açúcar (acima de 22,5 g/100 g) – cerca de seis colheresde chá de açúcar por 100 g;

• O cereal que encabeça a lista dos cinco mais açucaradosé o Kellogg’s Honey Smacks vendido no México, que tem 57 g de açúcar para cada100 g de produto; o Kellogg’s Froot Loops vendido no Brasil e no México ocupa oterceiro lugar;

• Nenhum produto pesquisado contém níveis baixos deaçúcar;

• Dos 291 cereais matinais pesquisados, 98 (34%)apresentaram sal acima das metas estabelecidas pelo Reino Unido para 2017.

Clique aqui para acessar as tabelas completas.

Referência

 

World
Action on Salt and Health. NEW International Survey Reveals Huge Differences in
the Sugar and Salt Content of Global Breakfast Cereal Brands.
Disponível
em: http://www.worldactiononsalt.com/less/surveys/2016/190129.html.
Acessado em: 23/12/2016.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter