fbpx

Atlas da situação alimentar e nutricional dos brasileiros

Postado em 16 de novembro de 2020 | Autor: Nicole Perniciotti

Análise apresenta dados sobre o estado nutricional de brasileiros e brasileiras, além do consumo alimentar habitual

O Ministério da Saúde acaba de lançar o atlas “Situação Alimentar e Nutricional do Brasil: excesso de peso e obesidade da população adulta na Atenção Primária à Saúde”. O material é uma referência para os profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no atendimento precoce de portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

O material mostra, de maneira lúdica, o contexto alimentar de mais de 2 milhões de brasileiros avaliados em 2019 a partir do primeiro atendimento na atenção primária.

Dados avaliados apresentaram resultados assustadores:  63% dos brasileiros tem sobrepeso e 28,5% tem obesidade, isso significa que 8 milhões dos brasileiros avaliados estavam acima do peso e 3,6 milhões tinham obesidade em 2019.

Já analisando o estado nutricional estratificado por sexo, o brasileiro apresentou 61,4% de sobrepeso, enquanto as brasileiras tinham 63,2%.

O documento traz também o nível de consumo de alimentos como leguminosas, frutas, legumes, bebidas adoçadas, embutidos, doces e guloseimas, estratificados por sexo, além da classificação do estado nutricional por região do país.

Para visualizar o relatório completo, faça o download.

  • DOWNLOAD

Referência

Ministério da Saúde

Leia também



Assine nossa newsletter: