>


Covid-19: Recomendações para o cuidado de crianças em UTI

Postado em 15 de abril de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues | Tempo de leitura: 1 min

O documento traz recomendações do tratamento médico ao suporte nutricional

criança em uma cama com bicho de pelúcia A síndrome respiratória aguda grave ocasionada pelo vírus Sars-Cov 2, chamado de Covid-19, é o grande causador das recorrentes internações na terapia intensiva (UTI) e o aumento da mortalidade no último ano na população mundial.

Com tudo em crianças, sabe-se que apesar dos sintomas da doença serem leves, complicações podem ocorrer e ser necessário a internação em UTI’S neonatal e pediátricas.

A partir dessa informação e diante da escassez de pesquisas e recomendações para esse público, pesquisadores da Sociedade Europeia de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (ESPNIC) baseado em declarações anteriores, realizaram um estudo analítico com o objetivo de fornecer orientações para o tratamento da covid-19 em crianças internadas.

O documento aborda situações como choque séptico, lesão pulmonar aguda, lesão renal aguda e doença de Kawasaki, recomendação ao uso de ventilação mecânica, suporte respiratório extracorpórea e / ou suporte circulatório (ECMO), cuidados a serem tomados em casos de emergência, tratamento com o uso de medicamentos e suporte da enfermagem.

Além de recomendações médicas o estudo traz orientações específicas sobre a terapia nutricional, reforçando a importância do suporte nutricional utilizado em UTI, porém com duas especificações para sars-cov 2, como vemos a seguir:

– Diminuição da exposição pela colocação de sonda gástrica mais rápida em vez de sonda pós-pilórica.

– Evitar medir os volumes residuais gástricos, o que tem evidências limitadas.

Com isso os pesquisadores finalizam, que essas recomendações já são medidas adotadas na terapia intensiva infantil, e que mais estudos devem ser realizados para diminuir complicações ocasionadas pelo vírus.

Referência 

RIMENSBERGER, Peter C.; KNEYBER, Martin C. J.; DEEP, Akash; BANSAL, Mehak; HOSKOTE, Aparna; JAVOUHEY, Etienne; JOURDAIN, Gilles; LATTEN, Lynne; MACLAREN, Graeme; MORIN, Luc. Caring for Critically Ill Children With Suspected or Proven Coronavirus Disease 2019 Infection: recommendations by the scientific sections collaborative of the european society of pediatric and neonatal intensive care*. Pediatric Critical Care Medicine, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 56-67, 29 set. 2020. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health).

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter