DESNUTRIÇÃO PROTEICO-CALÓRICA SEVERA APÓS GASTROPLASTIA CONVENCIONAL FOBI-CAPELLA

Postado em 3 de agosto de 2005 | Autor: MÁRCIO VALLE CORTEZ

Co-Autores: Pedro Luiz Bertevelo, Tárik Olivar Valente, Melissa Ferreira

Instituição: Equipe Pro Gastro, Beneficência Portuguesa São Paulo

INTRODUÇÃO :A obesidade é uma doença multifatorial de proporções epidêmicas .Os obesos tem risco 10 vezes maior de desenvolver diabetes 3 vezes maior para doença coronariana.A cirurgia bariátrica representa a melhor resposta não apenas para a doença principal, como também para as comorbidades. A desnutrição protéico-calórica severa após o by-pass gástrico em Y de Roux é uma entidade clínica infrequente e poucos são os relatos descritos na literatura, usualmente com boa resposta a terapia nutricional.

RELATO DO CASO: N.A.F, masculino 43 anos.Em setembro de 2003, 137Kg, altura 1,72 e IMC = 41kg/m2. Sem histórico de comorbidades foi submetido a gastroplastia redutora FOBI-CAPELLA.Evoluiu nos 4 meses seguintes com dor abdominal e vômitos não relacionados á ingesta alimentar. No período de dezembro de 2003 a outubro de 2004 em decorrência a quadros constantes de suboclusão e desnutrição grave foi submetido a várias laparotomias exploradoras para lise de bridas e posteriormente reconstrução do transito.Em março de 2005 , internado em nosso serviço com quadro de desnutrição severa e transtornos psiquiátricos, queixa de cólicas abdominais, vômitos e desconforto abdominal. Peso 53,2 Kg altura 1,72m (IMC 18,03). Ao exame físico emagrecido, com perda muscular generalizada,ossos da face proeminentes.

DISCUSSÃO:Os procedimentos cirúrgicos para redução de peso são historicamente relacionados aos maus resultados nutricionais, principalmente as cirurgias disabsortivas. O by-pass gástrico em y de Roux, que possui a melhor relação benefícios / complicações entre os procedimentos bariátricos apresenta baixos índices de repercussões nutricionais desfavoráveis. Entretanto catástrofes nutricionais após operações bariátricas ainda são relatadas de tempos em tempos.Relatamos o caso complexo de um paciente submetido a cirurgia restritiva.Destacamos a importância da abordagem, paciência e perseverança da equipe multiprofissional tanto no pré quanto no acompanhamento pós-operatório destes pacientes.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter