Autores: Scabim, V.M.; Simomura, F.; Fazio, E.S. Trecco, S.M.L.S.S.; Martignago, M.G.; Loureiro, S.M.S.C.
Instituição: Instituto Central do Hospital das Clínicas – FMUSP
Introdução:
A educação nutricional deve estar presente em todos os níveis de atenção à saúde com o objetivo de minimizar o atual quadro de morbi-mortalidade da população brasileira.Boog, 1999
Objetivo: Aplicar dinâmicas nutricionais como instrumento auxiliador na redução de peso e promoção à saúde.
Métodos: Avaliação de grupo de 45 pacientes no período médio de 13,9 ± 5,5semanas, sendo 6 semanas consecutivas e 4 atendimentos com intervalo mensal.
Verificação de peso inicial e ao final do acompanhamento
Aplicação de dinâmicas de educação nutricional abordando diferentes assuntos relacionados a obesidade e estilo de vida.
Foi aplicado teste estatístico “t de Student”
Passa ou Repassa
Jogo onde os participantes são divididos em 2 grupos. O nutricionista seleciona perguntas relacionadas ao tema e inicia com um dos grupos. O grupo responde ou passa a pergunta para o outro grupo, este pode repassar a pergunta e, caso o grupo não responda, paga uma tarefa. Vence o grupo que obtiver mais acertos.
Pressão Arterial e sua Saúde
Numa roda de discussão sobre o controle de sódio, são demonstradas as quantidades de sal presentes em porções de diversas preparações do cotidiano, através de tubos de ensaio.
Restaurante Virtual
Simulação do ambiente de restaurante self-service através de figuras de alimentos e preparações dispostas sobre uma mesa. Os participantes são convidados a se servirem em uma determinada refeição. Após ocorre discussão e o reforço sobre a alimentação equilibrada.
Alimentos X Microorganismos
Sobre uma mesa são colocados vários utensílios, um deles contém purpurina.
O nutricionista narra uma preparação que deve ser simulada por um voluntário. Ao final, outros utensílios estão com purpurina e o nutricionista indica a contaminação cruzada e discute sobre higiene alimentar.
Lavagem de mãos
Com os olhos vendados um voluntário é convidado a lavar suas mãos, no lugar de detergente é utilizado guache. Ao retirar a venda é possível verificar as áreas não higienizadas e o nutricionista instrui sobre higiene pessoal, atentando para lavagem de mãos.
Substituição de Alimentos . Você conhece?
Com os participantes em círculo, o nutricionista fala um alimento e passa a bexiga. Cada participante deverá falar um substituto do mesmo grupo alimentar ao pegar a bexiga. Se o participante acertar passa a bexiga para o próximo e se errar sai do jogo. O término se dá quando resta 1 participante (vencedor).
Supermercado
Sobre a mesa são colocadas várias figuras de alimentos com o preço. Os participantes são convidados a fazer compras num valor pré determinado. Terminadas as compras, as escolhas e suas justificativas são discutidas, como também dicas para controle de gastos e escolhas durante as compras.
Resultado
Foram aplicadas dinâmicas de educação nutricional abordando diferentes assuntos relacionados a obesidade e estilo de vida.
O grupo apresentou perda de peso média de 2,09 ± 1,48 kg p< 0,0001
Conclusão
As dinâmicas de educação nutricional mostraram resultado positivo na redução de peso que foi significativa neste grupo neste grupo de pacientes.