DINÂMICAS NUTRICIONAIS COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO À SAÚDE

Postado em 3 de agosto de 2005

Autores: Scabim, V.M.; Simomura, F.; Fazio, E.S. Trecco, S.M.L.S.S.; Martignago, M.G.; Loureiro, S.M.S.C.

Instituição: Instituto Central do Hospital das Clínicas – FMUSP

Introdução:

A educação nutricional deve estar presente em todos os níveis de atenção à saúde com o objetivo de minimizar o atual quadro de morbi-mortalidade da população brasileira.Boog, 1999

Objetivo: Aplicar dinâmicas nutricionais como instrumento auxiliador na redução de peso e promoção à saúde.

Métodos: Avaliação de grupo de 45 pacientes no período médio de 13,9 ± 5,5semanas, sendo 6 semanas consecutivas e 4 atendimentos com intervalo mensal.

Verificação de peso inicial e ao final do acompanhamento

Aplicação de dinâmicas de educação nutricional abordando diferentes assuntos relacionados a obesidade e estilo de vida.

Foi aplicado teste estatístico “t de Student”

Passa ou Repassa

Jogo onde os participantes são divididos em 2 grupos. O nutricionista seleciona perguntas relacionadas ao tema e inicia com um dos grupos. O grupo responde ou passa a pergunta para o outro grupo, este pode repassar a pergunta e, caso o grupo não responda, paga uma tarefa. Vence o grupo que obtiver mais acertos.

Pressão Arterial e sua Saúde

Numa roda de discussão sobre o controle de sódio, são demonstradas as quantidades de sal presentes em porções de diversas preparações do cotidiano, através de tubos de ensaio.

Restaurante Virtual

Simulação do ambiente de restaurante self-service através de figuras de alimentos e preparações dispostas sobre uma mesa. Os participantes são convidados a se servirem em uma determinada refeição. Após ocorre discussão e o reforço sobre a alimentação equilibrada.

Alimentos X Microorganismos

Sobre uma mesa são colocados vários utensílios, um deles contém purpurina.

O nutricionista narra uma preparação que deve ser simulada por um voluntário. Ao final, outros utensílios estão com purpurina e o nutricionista indica a contaminação cruzada e discute sobre higiene alimentar.

Lavagem de mãos

Com os olhos vendados um voluntário é convidado a lavar suas mãos, no lugar de detergente é utilizado guache. Ao retirar a venda é possível verificar as áreas não higienizadas e o nutricionista instrui sobre higiene pessoal, atentando para lavagem de mãos.

Substituição de Alimentos . Você conhece?

Com os participantes em círculo, o nutricionista fala um alimento e passa a bexiga. Cada participante deverá falar um substituto do mesmo grupo alimentar ao pegar a bexiga. Se o participante acertar passa a bexiga para o próximo e se errar sai do jogo. O término se dá quando resta 1 participante (vencedor).

Supermercado

Sobre a mesa são colocadas várias figuras de alimentos com o preço. Os participantes são convidados a fazer compras num valor pré determinado. Terminadas as compras, as escolhas e suas justificativas são discutidas, como também dicas para controle de gastos e escolhas durante as compras.

Resultado

Foram aplicadas dinâmicas de educação nutricional abordando diferentes assuntos relacionados a obesidade e estilo de vida.

O grupo apresentou perda de peso média de 2,09 ± 1,48 kg p< 0,0001

Conclusão

As dinâmicas de educação nutricional mostraram resultado positivo na redução de peso que foi significativa neste grupo neste grupo de pacientes.

Cadastre-se e receba nossa newsletter