A diretriz traz orientações para equipe de enfermagem para o manejo da terapia nutricional
No âmbito hospitalar, 50% dos pacientes estão em desnutrição ou em déficit nutricional, sendo a terapia nutricional uma grande aliada na recuperação e reabilitação desses indivíduos.
A terapia nutricional é complexa, envolvendo diversos profissionais para a sua aplicação. Um dos profissionais essenciais para essa conduta é o enfermeiro, responsável por garantir a administração das dietas, pautado também na utilização de protocolos assistenciais, na seleção de materiais e equipamentos, no monitoramento dos resultados e na educação permanente de toda equipe de enfermagem.
E como uma forma de auxiliar esses profissionais, a BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral) publicou recentemente a diretriz de ‘’Enfermagem em Terapia Nutricional Oral, Enteral e Parenteral’’, abordando condutas a serem abordas na administração da terapia enteral e parenteral, introdução de alimentos via oral, recomendações para o jejum, orientações para oferta de suplementação, triagem nutricional, detecção de disfagia e os cuidados na lesão por pressão.
Confira essas e outras recomendações clicando aqui
Referência
Leia também
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal