fbpx


Diretriz BRASPEN de Enfermagem em Terapia Nutricional Oral, Enteral e Parenteral

Postado em 10 de novembro de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues| Tempo de leitura: 1 min

A diretriz traz orientações para equipe de enfermagem para o manejo da terapia nutricional

BRASPEN de Enfermagem em Terapia Nutricional Oral

No âmbito hospitalar, 50% dos pacientes estão em desnutrição ou em déficit nutricional, sendo a terapia nutricional uma grande aliada na recuperação e reabilitação desses indivíduos.

A terapia nutricional é complexa, envolvendo diversos profissionais para a sua aplicação. Um dos profissionais essenciais para essa conduta é o enfermeiro, responsável por garantir a administração das dietas, pautado também na utilização de protocolos assistenciais, na seleção de materiais e equipamentos, no monitoramento dos resultados e na educação permanente de toda equipe de enfermagem.

E como uma forma de auxiliar esses profissionais, a BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral) publicou recentemente a diretriz de ‘’Enfermagem em Terapia Nutricional Oral, Enteral e Parenteral’’, abordando condutas a serem abordas na administração da terapia enteral e parenteral, introdução de alimentos via oral, recomendações para o jejum, orientações para oferta de suplementação, triagem nutricional, detecção de disfagia e os cuidados na lesão por pressão.

Confira essas e outras recomendações clicando aqui

Referência

BRASPEN

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter