>


EDUCAÇÃO CONTINUADA: QUALIDADE E TERAPIA NUTRICIONAL EM 5 PASSOS

Postado em 3 de agosto de 2005

Autores: Luciana Soares, Denise Rodrigues, Leslie Cavada, Maria Cristina Silva, Márcia Araújo

Sendo a Terapia Nutricional um procedimento de alta complexidade, para buscar a qualidade, é extremamente necessário que a Equipe de Saúde, esteja treinada e preparada, segundo os protocolos e rotinas da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional. Devido a existência de inúmeros protocolos e procedimentos nas unidades, e todos necessitarem de treinamento constante, torna-se difícil para a equipe de saúde, participar e absorver todos os treinamentos e capacitações para que são convocados.

Em virtude da dificuldade de nosso serviço em capacitar a equipe, principalmente de enfermagem, devido a baixa adesão a estes treinamentos, optou-se pela criação de uma metodologia diferente, a qual foi estudada, afim de teste de sua efetividade.

A metodologia utilizada para capacitação foi de realizar o treinamento em 5 passos, os quais abordaram todas as áreas da Terapia Nutricional. O primeiro passo abordou importância da Terapia nutricional e desnutrição hospitalar; o segundo, os tipos de dietas enterais; o terceiro nutrição parenteral, e os dois passos seguintes o cuidado de enfermagem em nutrição enteral e parenteral. Todos os funcionários do hospital foram convidados a participar, e foram submetidos a um questionário referente ao assunto, respondidos antes e após o treinamento, para testar a eficiência e o aproveitamento dos mesmos.

Os resultados encontrados foram muito satisfatórios, pois o percentual de acertos das questões (acerto de mais de 50% do questionário) cresceu de 37% para 87%, no grupo de enfermagem e de 24% para 70% no grupo dos demais funcionários do hospital.

Cabe também ressaltar que além do aproveitamento demonstrado acima, o percentual de funcionário treinado, foi expressivo, bem superior aos treinamentos convencionais já realizado pela EMTN.

Ressaltamos a importância de um melhor detalhamento da metodologia no evento, a fim de que mais equipes possam adotá-la e assim melhorar a capacitação da equipe de saúde e consequentemente a qualidade da Terapia Nutricional.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter