fbpx


ILSI Brasil publica cartilha de extratos botânicos a favor da nutrição

Postado em 27 de janeiro de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues

Cartilha traz evidências científicas, para o consumo de produtos botânicos e alimentos de origem vegetal

O consumo de alimentos de origem vegetal especialmente de produtos botânicos, vem crescendo nos últimos anos, com isso, a ILSI Brasil com a ajuda da Força Tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos e Alimentos Funcionais, publicaram uma cartilha com evidências científicas de extratos botânicos e o consumo de alimentos vegetais voltados à nutrição.

A cartilha aborda 3 assuntos baseados nos estudos científicos realizados, sendo eles:

A importância do consumo de alimentos vegetais na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

De acordo com a OMS/FAO, o consumo equivalente a 5 porções diárias (400g) de frutas, legumes e verduras (com exceção de batata e tubérculos), está associada a diminuição de ocorrências de doenças como, diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares.

 

Alimentos de origem vegetal: Fonte de composto bioativos de alimentos (CBAs)

Alimentos como frutas, legumes e verduras e bebidas de origem desses vegetais como vinho e chá são consideradas importantes fontes de compostos bioativos como, por exemplo, os flavonoides.

Extratos botânicos para nutrição: conceito, processamentos e regulamentação.

De acordo com o National Institute of Health (NIH), para ser classificado como produto botânico, ele pode ser um alimento incluindo os suplementos alimentares, um medicamento, um dispositivo médico ou cosmético. É abordado, também, processamento para a obtenção do extrato e a regulamentação para ser considerado apto a sua comercialização.

Para ter acesso ao conteúdo completo, faça o download abaixo.

 

A nova resolução do CFN (RE CFN 680/2021) permite que você prescreva fitoterápicos após realizar uma pós-graduação na área. Conheça o curso especial, 100% a distância, do Ganep Educação e amplie seus conhecimentos QUERO ME INCREVER

  • DOWNLOAD


Leia também



Assine nossa newsletter: