República Portuguesa publicou documento de orientações para manejo de pacientes diagnosticados com SARS-CoV-2
Diante do contexto da pandemia COVID-19, a República Portuguesa publicou documento de orientações para manejo de pacientes diagnosticados com SARS-CoV-2, enaltecendo a importância do suporte nutricional, que pode auxiliar na redução do risco de complicações da doença.
O guia apresenta métodos de identificação de risco nutricional; orienta como deve ser feito o cálculo das necessidades energéticas e proteicas; escolha da via de alimentação mais adequada; indicar realizar o monitoramento do fósforo sérico antes do início do suporte nutricional, entre outras recomendações.
Vale ressaltar que até o momento presente não existem evidências no que diz respeito à terapia nutricional específica para pacientes críticos com coronavírus. A recomendação é seguir as orientações presentes nas diretrizes para tratamento nutricional elaboradas por instituições como ESPEN, ASPEN, BRASPEN e considerar o Handbook of COVID-19 Prevention and Treatment.
Referências:
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.