Em 2013, a Pirâmide passou por um redesenho, visando a inclusão e destaque de alimentos importantes na dieta dos brasileiros.
Entenda em detalhes, as mudanças que ocorreram em cada um dos grupos de alimentos da Pirâmide:
- Grupo do arroz, pão, massa, batata, mandioca: destacou-se a presença do arroz integral, pão de forma integral, pão francês integral, farinha integral, biscoito integral, aveia, além da inclusão da quinoa e do cereal tipo matinal.
- Grupo das frutas: deu-se ênfase para os itens regionais, como caju, goiaba, graviola e a inclusão de sucos e salada de frutas.
- Grupo das verduras e legumes: foram incluídas as folhas verdes escuras, repolho, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, couve flor, cenoura com folhas e a salada com diferentes tipos de vegetais.
- Grupo do leite, queijo e iogurte: promoveu-se maior ênfase aos produtos desnatados e maior visibilidade ao iogurte.
- Grupo das carnes e ovos: deu-se destaque para os peixes do tipo salmão e sardinha, peixes regionais, cortes mais magros e grelhados, frango sem pele e os ovos.
- Grupo dos feijões e oleaginosas: além do feijão, incluiu-se a soja como preparação culinária; aparecem a lentilha, o grão de bico e as oleaginosas (castanha do Brasil e castanha de caju).
- Grupo dos óleos e gorduras: destacou-se o azeite de oliva.
- Grupo de açúcares e doces: foram inseridas sobremesas doces e o açúcar.
Leia também
Cras dapibus nec magna ac pulvinar. Vivamus efficitur rhoncus ullamcorper. Praesent lacinia purus ullamcorper blandit aliquet. Nunc eu auctor lectus. Duis pellentesque odio quis vulputate egestas.