DOCK, D.B.; AGUILAR-NASCIMENTO, J.E.; LATORRACA, M.Q.
Departamento de Alimentos e Nutrição e Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá. MT
Objetivo: Investigar o uso de probiótico na recuperação nutricional e na celularidade da mucosa intestinal de ratos desnutridos.
Métodos: 26 ratos Wistar (200-250g) foram estudados e inicialmente 6 foram sacrificados (grupo padrão, GP) e outros 20 submetidos a 12 dias de dieta hipoprotéica sendo 8 sacrificados (grupo desnutrido; GD) e outros 12 randomizados para recuperação da desnutrição por 15 dias com dieta hidrolisada (grupo GH; n=6) ou com mesma dieta acrescida de probiótico (grupo GHP; n=6). Realizou-se histomorfometria e contagem de células caliciformes (CC), colonócitos (CL) e relação caliciformes/colonócitos (RCCCL) no ceco e sigmóide.
Resultados: O ganho de peso, a ingestão e eficiência alimentar foram similares para os grupos GH e GHP. O GHP apresentou albumina sérica maior que o GD e GH. A profundidade da cripta do ceco e a espessura de parede do ceco e sigmóide foram maiores no grupo GHP que no GH. O GHP apresentou em cada local, pelo menos uma medida estatisticamente maior que o GD. No ceco, a dieta hidrolisada aumentou CL em relação à desnutrição e controle padrão; e o número de CC, baixo em desnutridos, aumentou novamente com ambas as dietas. No entanto, a RCCCL só voltou ao normal com o uso de probiótico. No sigmóide, a desnutrição diminuiu o número de CC e a RCCCL que só retornaram ao normal no grupo tratado com probióticos.
Conclusão: Probiótico acelera a recuperação da atrofia intestinal na desnutrição experimental e aumenta o número de células caliciformes co cólon.
Unitermos: Desnutrição, probiótico, trofismo, células caliciformes