O alto consumo de gorduras não saudáveis está relacionado a risco de doenças crônicas não transmissíveis
Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se tornaram um grande problema de saúde publica no Brasil e no mundo, conforme a população consume altos níveis de gordura em suas refeições diárias doenças principalmente as cardiovasculares continuam em alto índice. Com base nessa prevalência a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicou seu posicionamento em relação ao consumo de gorduras e a saúde cardiovascular.
Reunindo grandes especialistas do meio, o documento propõe uma alimentação mais saudável, visando à prevenção de doenças cardiovasculares, orientando sobre os malefícios de alimentos ultraprocessados e consumo de carboidratos refinados e o incentivo ao consumo de gorduras saudáveis, evitando assim gordura de baixa qualidade nutricional, como a saturada e trans.
Disposto em 22 capítulos, o documento explica a classificação de lipídios, a relação dessas gorduras na ocorrência de doenças cardiovasculares, alimentos com maiores índices desse macronutriente em sua composição, a ligação entre o ovo e os lipídios, a rotulagem de ácidos graxos trans e recomendações e evidências de ácidos graxos com riscos cardiovasculares.
Para ter acesso ao posicionamento completo da SBC, clique aqui.
Referência
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.