fbpx


Metanutri completa 10 anos

Postado em 7 de novembro de 2003 | Autor: Patricia Logullo

O Laboratório de Metabologia e Nutrição em Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) acaba de completar uma década de fundação, numa festa que reuniu toda a equipe e seu fundador e mentor, o professor Ernesto Lima Gonçalves. O “Metanutri”, como é conhecido, comemora a data com três prêmios internacionais e 12 nacionais por mérito na pesquisa científica na área.

A coordenadora do laboratório, Raquel Torrinhas, faz um balanço da conquista: “o reconhecimento mundial de nossos estudos pela comunidade científica demonstra o quanto amadurecemos cientificamente”, comemora a bióloga. “Esses 10 anos de pesquisa vêm nos aproximando de um dos principais objetivos da Equipe Metanutri: incluir a Nutrição na grade da formação acadêmica dos alunos de graduação e pós-graduação da FMUSP”.

Enquanto o sonho não se realiza, a equipe trabalha: a produção do laboratório cresce a cada ano: até 2002, foram publicados 11 trabalhos em revistas internacionais e outros 10 em periódicos brasileiros. O Metanutri tem a oportunidade de apresentar seus estudos em congresso e simpósios no mundo todo e suas pesquisas ainda rendem títulos de mestre e doutor: nos últimos 10 anos, foram 13 dissertações e teses, sendo uma de livre docência. Atualmente, um dos pesquisadores está desenvolvendo programa de mestrado e três, de doutorado.

A produção científica é conduzida por cérebros de áreas bem diferentes: “acredito que a grande qualidade de nossa equipe é seu caráter multidisciplinar. Fazem parte de nosso grupo médicos, nutricionistas e biólogos”, relata Raquel. “E a equipe em muito seria enriquecida se especialistas de áreas como farmácia, bioquímica, biofísica, biomedicina, veterinária, infectologia, oncologia e outras, viessem fazer parte dela…”

O comentário mais parece um convite. Mas as condições de trabalho não são as ideais: sete pesquisadores, cinco deles em regime de dedicação exclusiva à pesquisa, e três estagiários fazem hoje parte do Metanutri. “Mas apenas três recebem uma pequena bolsa de estudos, que não é reajustada há anos”, conta Raquel. “Ninguém aqui é contratado e a FMUSP não abre vagas para pesquisadores há mais de cinco anos. Esse é um problema enfrentado por qualquer laboratório de pesquisa médica brasileiro locado em instituições públicas”, lamenta.

Se a remuneração por contrato não ocorre, pelo menos o financiamento das pesquisas ajuda a manter o laboratório funcionando. “As pesquisas aqui acontecem graças ao elevado espírito científico de toda a nossa equipe. Enfrentamos várias dificuldades: desde a falta de equipamentos e a demora na importação de aparelhos e reagentes, até problemas de infra-estrutura, como as flutuações de energia, freqüentes na FMUSP, que já danificaram muitos de nossos equipamentos”, desabafa Raquel. “Mas contamos, felizmente, com o apoio financeiro de diferentes entidades de fomento à pesquisa e da iniciativa privada, que acreditam na qualidade científica de nossos estudos, cultivada durante esses 10 anos”.

Por que fazer pesquisa básica?

Saiba como se tornar um pesquisador do Metanutri

A produção científica do Metanutri

Conheça a equipe do Metanutri:

7-Dan Linetzky Waitzberg ([email protected]). Professor associado da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Gastroenterologia, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo/Coloproctologia, diretor do Metanutri

6-Raquel Susana Matos de Miranda Torrinhas ([email protected]). Bióloga, aluna da Pós-Graduação da FMUSP, Disciplina de Oncologia, coordenadora da Equipe Metanutri.

4-Thiago Manzoni Jacintho ([email protected]). Biólogo, pesquisador do Metanutri em programa de mestrado.

5-Rosângela Passos de Jesus ([email protected]). Nutricionista, pesquisadora do Metanutri em programa de doutorado.

3-Claudia Cristina Alves Pereira ([email protected]). Nutricionista, pesquisadora do Metanutri em programa de doutorado.

10-Camila Garcia Marques ([email protected]). Nutricionista, pesquisadora do Metanutri.

9-Letícia De Nardi Campos ([email protected]). Nutricionista, pesquisadora do Metanutri.

1-Graziela Rosa Ravacci ([email protected]). Estudante de nutrição, pesquisadora do Metanutri.

2-Amanda Cristina Cézar ([email protected]). Estudante de biologia, pesquisadora do Metanutri

8-Luciana Mancini Guilherme de Alcantara de Freitas ([email protected]). Estudante de biologia, pesquisadora do Metanutri

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter