Ministério da Saúde incentiva o consumo de pescados

Postado em 15 de setembro de 2011 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

Foi lançada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Pesca e Aquicultura a campanha que tem o objetivo de incentivar o consumo de pescados pelos brasileiros como parte de uma alimentação saudável. A campanha foi lançada para a 8ª Semana do Peixe, que ocorre entre os dias 11 e 24 de setembro, com o tema “Inclua pescado na sua alimentação: é gostoso e faz bem para a saúde”.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também apoia o evento, bem como a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que irão coordenar ações de incentivo ao consumo de pescados por seus afiliados.

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008/2009, o consumo anual de peixe pelo brasileiro é de 9 kg. A quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 12 kg de pescado por habitante/ano. Patrícia Jaime, coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, revela que nesta pesquisa o percentual de indivíduos que reportaram a ingestão de pescado, pelo menos uma vez na semana, foi de 6,4% e somente 10,8% declaram o consumo fora do domicílio. “Precisamos estimular as pessoas a se alimentarem melhor. O peixe traz inúmeros benefícios para a saúde, mas para abastecer o mercado e torná-lo acessível para todos, é necessário ordenar e fomentar a aquicultura, visando o aumento da produção e oferta de alimentos”, destaca. Por este motivo, o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana.

Assim, para aumentar o consumo durante a Semana do Peixe serão distribuídas cartilhas com informações sobre os benefícios do consumo de pescados para a saúde, orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra e quais devem ser os cuidados na higienização. Além disso, a cartilha contém receitas regionais, nutricionalmente adequadas, que promovem a redução de sal e gordura. Cartazes serão fixados em bares, restaurantes, supermercados participantes da campanha e os produtos ligados à Semana do Peixe receberão exposição e sinalização diferenciadas nos supermercados.

Clique aqui para acessar o conteúdo da cartilha com orientações sobre a compra e modo de preparo dos pescados.

Leia mais:

Os efeitos do consumo de peixes e carnes na demência

Composição nutricional de uma variedade de peixes

Cartilha elaborada para campanha da semana do peixe em 2009

Referência (s)

Mistério da Saúde. Ministério da Saúde incentiva consumo de peixe. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarNoticia&codConteudo=2264&codModuloArea=162&chamada=ministerio-da-saude-incentiva-consumo-de-peixe. Acessado em: 12/09/2011.

Ministério da Pesca e Aquicultura. Ministérios da Pesca e Aquicultura e da Saúde incentivam brasileiros a consumir mais pescado. Disponível em: http://www.mpa.gov.br/#imprensa/2011/SETEMBRO/nt_SET_06-09-Ministerio-da-Pesca-e-Aquicultura-e-da-Saude-incentivam. Acessado em: 12/09/2011.

Cadastre-se e receba nossa newsletter