“O uso exclusivo de nutriçãoenteral deve ser fortemente considerado como um tratamento primário favorávelsobre Doença de Crohn (DC), especialmente naqueles diagnosticados com idadesuperior a 10 anos”, concluem os autores de um estudo publicado numa revista dogrupo Nature, o European Journal of Clinical Nutrition.
Trata-se de uma revisãoretrospectiva de dados de pacientes pertencentes à duas coortes irlandesas comcrianças portadoras de DC. A análise incluiu localização, comportamento eatividade da doença e se o tratamento inicial foi com corticoesteróides ou comnutrição enteral exclusiva. Subsequentemente, foi realizada nova análise emtodos os pacientes que realizaram um curso de terapia enteral exclusiva entre2004 e 2013.
As análises encontraram taxasde remissão mais altas após o tratamento com nutrição enteral exclusivo (86%)em comparação com o tratamento com corticoesteróides (54%; p=0,02).
No total, 59 pacientescompletaram o tratamento com nutrição enteral exclusiva em algum ponto do tempoem seu curso de doença e foram incluídos na análise de coorte. Desta novacoorte, 69% entrou em remissão clínica. Além disso, a terapia mostrou-se maiseficaz quando utilizado como tratamento inicial (p = 0,004) e menos eficaz em pacientescom menos de 10 anos (p = 0,04).
Referência
Lafferty L. Tuohy M. Carey A. Sugrue S. Hurley M. Hussey S. Outcomes of
exclusive enteral nutrition in paediatric Crohn’s disease. Eur
J Clin Nutr. 2016 [Epub ahead of
print].