Um Estudo conduzido por pesquisadores chineses demonstra que a solução de nutrição parenteral periférica (NPP) acrescida de vitaminas e elementos traços, no pré-operatório apresentou melhores desfechos clínicos em pacientes desnutridos submetidos à cirurgia por câncer colorretal, quando comparada com uma NPP padrão.
Trata-se de um estudo transversal que teve como objetivo investigar a influência da NPP em 121 pacientes desnutridos submetidos à cirurgia abdominal. A infusão foi realizada durante 5 dias no pré-operatório e todos os pacientes receberam a solução de 1500mL de NPP + 200mL de emulsão lipídica à 20% + 3mg de zinco por dia. A NPP com micronutrientes foi acrescida de 10mL de solução de vitaminas e 2mL de elementos traços.
Os resultados demonstraram que os pacientes que receberam a infusão de NPP com micronutrientes apresentaram melhor perfil imunológico e anti-inflamatório através do aumento significativo de albumina e menor expressão da proteína C reativa, além de menor incidência de anastomose no pós-operatório e do tempo de hospitalização.
Os autores concluem que pacientes com níveis adequados de micronutrientes no pré-operatório têm menor resposta inflamatória pós-operatória. “NPP com adição de emulsão lipídica, multivitamínico e elementos traços fornece um suporte nutricional pré-operatório válido e eficaz”, afirmam.
Referência (s)
Liu MY, Tang HC, Hu SH, Yang HL, Chang SJ. Influence of preoperative peripheral parenteral nutrition with micronutrients after colorectal cancer patients. Biomed Res Int. 2015; 2015:535431.