>


O que é dieta detox e quais são os riscos e benefícios?

Postado em 19 de fevereiro de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

O nome “detox” é uma abreviação da palavra “desintoxicar”. Essa dieta, consiste na privação de contato com toxinas (conservantes, corantes e aditivos químicos, agrotóxicos e pesticidas, cosméticos e poluição) que vão se acumulando nas células. A dieta detox conta com com períodos de jejum e utilização de água pura, vegetais e frutas recém-processadas que facilitariam a fase I e II do fígado para desintoxicação, seguida da indução à diurese.
 
Um estudo publicado na revista Nutrition Research avaliou 84 mulheres que, ingeriram uma mistura de xaropes orgânicos de palma, bordo e suco de limão, ou um suco placebo, por um período de abstinência de 7 dias. Em seguida, essas mulheres passaram por uma dieta de transição que durou 4 dias, na qual foram introduzindo alimentos aos poucos. Ao final dos 11 dias, os pesquisadores observaram que em comparação ao grupo placebo, o grupo detox apresentou redução de peso, de índice de massa corporal (IMC) e de percentual de gordura corporal, além de menores níveis séricos de insulina, leptina e adiponectina. No entanto, os autores afirmam que esses resultados podem ser devido à restrição calórica a que essas pacientes foram submetidas.
 
Uma revisão conduzida por pesquisadores australianos demonstrou que há evidencias que sugerem que certos alimentos têm propriedades de desintoxicação, embora a maior parte dos estudos foram realizados em animais. Os autores afirmam que embora esse hábito esteja crescendo, há muito pouca evidência clínica para apoiar o uso dessas dietas. Alguns estudos clínicos demonstraram que dietas detox comerciais foram capazes de melhorar a desintoxicação do fígado e de eliminar poluentes orgânicos do corpo, mas ressaltam que estes estudos são dificultados pelas metodologias falhas e amostras de pequenas dimensões.
 
De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas, apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas detox. Além disso, sua utilização não é condizente com os princípios da alimentação adequada e saudável previstos no Guia Alimentar para a População Brasileira. 
 
Vale ressaltar que o processo de desintoxicação pelo fígado ocorre de forma natural e diariamente no corpo humano, quando utilizada uma alimentação adequada e saudável, e a radicalização na mudança da alimentação pela busca de efeitos imediatistas pode gerar riscos à saúde.

 

Bibliografia

Cline JC. Nutritional aspects of detoxification in clinical practice. Altern Ther Health Med. 2015;21(3):54-62.

Conselho Federal de Nutricionistas. Dieta Detox. Nota técnica do CFN. Disponível em: http://www.cfn.org.br/index.php/dieta-detox-nota-tecnica-do-cfn/. Acessado em: 15/02/2016

Kim MJ, Hwang JH, Ko HJ, Na HB1, Kim JH. Lemon detox diet reduced body fat, insulin resistance, and serum hs-CRP level without hematological changes in overweight Korean women. Nutr Res. 2015;35(5):409-20.

Klein AV, Kiat H. Detox diets for toxin elimination and weight management: a critical review of the evidence. J Hum Nutr Diet. 2015;28(6):675-86.

The Detox Dossier. Disponível em: http://www.senseaboutscience.org/data/files/resources/48/Detox-Dossier-Embargoed-until-0001-5th-jan-2009.pdf. Acessado em: 15/02/2016

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter