>


O que é e quais são as propriedades da alfarroba?

Postado em 30 de outubro de 2014 | Autor: Alweyd Tesser

A alfarroba (Ceratonia siliqua L.) é uma vagem comestível de cor marrom escuro e sabor adocicado. A polpa da vagem pode ser torrada e moída, transformando-se em um pó, que é utilizado pela indústria alimentícia como substituto do cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau, tanto em relação à ausência de estimulantes, como a cafeína e teobromina, quanto no seu conteúdo nutricional, além de possuir baixo índice glicêmico.
 
Além de conter um baixo teor lipídico (0,7% em 100 g, comparado a 23% do cacau), a alfarroba contém um elevado teor de fibras solúveis e insolúveis, vitaminas A, B1, B2, niacina, cálcio e magnésio. Estudos têm demonstrado que a alfarroba possui um potencial antioxidante muito elevado, devido à quantidade de polifenois que apresenta, que é superior à do vinho.
 
Um estudo avaliou os efeitos do extrato de alfarroba sobre o perfil lipídico de humanos e demonstrou que o consumo de 20 g de extrato de alfarroba durante 4 semanas reduziu os níveis de triglicérides e colesterol total dos participantes. 
 
No entanto, a alfarroba deva ser consumida com moderação, devido ao seu alto conteúdo de taninos. Apesar de serem benéficos ao coração e às artérias, são substâncias que em excesso podem dificultar e até inibir a absorção de proteínas e alguns minerais.

 

Bibliografia

Durazzo A, Turfani V, Narducci V, Azzini E, Maiani G, Carcea M. Nutritional characterisation and bioactive components of commercial carobs flours. Food Chem. 2014; 153:109-13.

Makris DP, Kefalas P. Carob Pods (Ceratonia siliqua L.) as a Source of Polyphenolic Antioxidants. Food Technol. Biotechnol. 2004; 42(2):105–108

Martínez-Rodríguez R, Navarro-Alarcón M, Rodríguez-Martínez C, Fonollá-Joya J. Effects on the lipid profile in humans of a polyphenol-rich carob (Ceratonia silique L.) extract in a dairy matrix like a functional food; a pilot study. Nutr Hosp. 2013; 28(6):2107-14

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter