fbpx

O que é o NUTRIC Score?

Postado em 21 de outubro de 2019 | Autor: Natália Lopes

A ferramenta NUTRIC Score avalia risco nutricional especificamente para pacientes em UTI

O NUTRIC Score ou escore de risco nutricional em pacientes críticos é uma ferramenta de avaliação de risco nutricional desenvolvida e validada especificamente para pacientes em UTI.

Esta ferramenta de triagem foi desenvolvida em 2001, por Heyland e colaboradores, com o objetivo de desenvolver e validar um novo método para avaliar o risco de desfechos negativos que podem ser modificados pela terapia nutricional no ambiente de cuidados intensivos. Para isso, foi elaborado o questionário que incluiu as variáveis: idade, APACHE II, escore SOFA, número de comorbidades, dias da internação antes da UTI e níveis séricos de interleucina-6 (IL-6). Os índices APACHE II e SOFA, já são bastante conhecidos da área médica e devem ser calculados antes do cálculo do NUTRIC.

O quadro abaixo descreve as comorbidades consideradas pelo NUTRIC.

O NUTRIC pode ser calculado através do link, que permite também o cálculo de APACHE II e SOFA. A versão em português pode ser acessada abaixo.

Uma recente revisão sistemática que avaliou a utilização do NUTRIC identificou que o escore está relacionado a desfechos clínicos, como tempo de internação e mortalidade, sendo, portanto, apropriado para uso em pacientes críticos.  Assim como LEANDRO-MERHI et al que, ao avaliar 82 pacientes críticos, identificaram que a probabilidade de sobrevida em 40 dias foi de 72,8% em pacientes com escore NUTRIC <5 e 6,4% em pacientes com escore NUTRIC ≥ 5.

Confira o material completoNUTRIC Score portuguese version

 

 

Referências:

Heyland et al.: Identifying critically ill patients who benefit the most from nutrition therapy: the development and initial validation of a novel risk assessment tool. Critical Care 2011 15:R268.

LEANDRO-MERHI, Vania Aparecida et al. The diagnosis and NUTRIC score of critically ill patients in enteral nutrition are risk factors for the survival time in an intensive care unit? Nutrición Hospitalaria, [s.l.], 2019.

REIS et al. NUTRIC score use around the world: a systematic review. Rev Bras Ter Intensiva. 2019;31(3):379-385

Leia também