>


Perda de peso melhora marcadores de função vascular

Postado em 15 de dezembro de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

De acordo com estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, a perda de pesoinduzida pela dieta melhora não apenas os marcadores de risco cardiometabólicos,mas também os marcadores de função vascular.

Participaram do estudo 25 homens saudáveis (circunferênciada cintura[cc]: <94 cm) e 54 homens com obesidade abdominal (cc: 102 – 110cm). Os participantes com obesidade abdominal foram aleatoriamente alocados emdois grupos: um grupo com perda de peso induzida pela dieta e um grupo semperda de peso (controle).

Os indivíduos do grupo perda de peso seguiram uma dietacom restrição calórica durante 6 semanas com o objetivo de alcançar cc <102cm, seguida por um período de manutenção de peso de 2 semanas. O grupo controlemanteve a dieta e atividade física habituais.

O desfecho primário avaliado no estudo foi a alteração davasodilatação mediada pelo fluxo da artéria braquial (FAB).

Comparado com o grupo controle, a FAB não mudou no grupode perda de peso, mas houve diferença entre outros marcadores de funçãovascular: a velocidade da onda de pulso carotídeo-femoral tendeu a diminuir (p=0,065),o calibre arteriolar da retina aumentou (p<0,001) e a razãoarteriolar-venular também (p <0,01).

Além disso, o colesterol total, lipoproteína de baixadensidade (LDL), triglicérides, glicose, insulina, peptídeo C, avaliação domodelo de homeostase da resistência à insulina (HOMA-IR) e pressão arterialmelhoraram no grupo perda de peso (p<0,05 para todas as variáveis).

Todos esses marcadores diferiam na linha de base entre oshomens de peso normal e os homens com obesidade abdominal, mas após a perda depeso, tornaram-se comparáveis entre os grupos.

“Nos homens com obesidade abdominal, a perda de peso nadieta visando uma circunferência da cintura <102 cm melhorou o calibremicrovascular retiniano, os biomarcadores plasmáticos da função endotelialmicrovascular e os marcadores de risco cardiometabólico mais convencionais”,concluem os autores.

Referência

Joris PJ, Plat, Kusters YH, Houben AJ, Stehouwer CD,
Schalkwijk CG, et al. Diet-induced
weight loss improves not only cardiometabolic risk markers but also markers of
vascular function: a randomized controlled trial in abdominally obese men.
Am
J Clin Nutr. 2016 [Epub ahead
of print].

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter