Proteína do soro de leite pode melhorar a composição corpórea

Postado em 29 de agosto de 2014 | Autor: Raquel Susana Matos de Miranda Torrinhas

 

Metanálise publicada no Journal of the American College of Nutrition demonstra que a ingestão de proteína do soro de leite (whey protein – WP), como suplemento combinado com exercícios de resistência ou como parte de uma dieta de perda ou manutenção de peso, pode oferecer a homens e mulheres benefícios relacionados à composição corporal.

O estudo foi desenhado para avaliar o efeito do consumo de WP, associado ou não a exercícios de resistência física, sobre peso e composição corporal a partir de dados levantados em ensaios clínicos randomizados realizados em populações de estudo adultas, geralmente saudáveis. Após identificação de estudos que investigaram WP (concentrada, isolada ou hidrolisada) e peso corporal, índice de massa corporal (IMC), gordura corporal, massa magra corporal, massa livre de gordura corporal e circunferência da cintura, houve a classificação em dois grupos: 1) WP como suplemento, sem modificação da dieta (WPS); e 2) WP como substituto de outras fontes de calorias (WPR). Ambos os grupos de estudos foram analisados separadamente, considerando-se o efeito de exercícios de resistência e tipo de WP sobre a relação entre WP e composição corporal.

Quatorze ensaios clínicos foram incluídos, com um total de 626 indivíduos estudados. Cinco estudos examinaram os efeitos da WPR, enquanto os nove restantes examinaram os efeitos da WPS. A análise dos estudos de perda de peso que usaram proteínas de soro de leite para substituir calorias na dieta demonstrou uma redução média de 4,2 kg no peso corporal e de 3,74 kg na massa gorda dos participantes, ao comparar a condição inicial e condição após a ingestão de proteínas de soro de leite. Além disso, a análise dos estudos de síntese de proteína muscular, que incluíram ou não exercícios de resistência, verificou aumento médio de 2,24 kg na massa magra corporal dos participantes, quando a proteína de soro de leite foi utilizada em conjunto com exercícios de resistência.

WP é uma proteína rapidamente digerível e de alta qualidade encontrada naturalmente no leite. Além disso, constitui uma das melhores fontes de aminoácidos de cadeia ramificada, como a leucina, que tem influência no crescimento muscular. No entanto, o impacto de sua suplementação sobre a saúde ainda não está bem determinado. Apesar disso, os autores do estudo concluem que “Os dados disponíveis até o momento apoiam o uso de WP, ou como um suplemento combinado com exercícios de resistência ou como parte de uma dieta de perda ou de manutenção de peso, para melhorar os parâmetros de composição corporal”.

 

 

 

 

 

Referência (s)

Miller PE1, Alexander DD, Perez V. Effects of whey protein and resistance exercise on body composition: a meta-analysis of randomized controlled trials. J Am Coll Nutr. 2014;33(2):163-75.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter