Quais são as etapas de um atendimento nutricional em pediatria?

Postado em 14 de fevereiro de 2014 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

A consulta de nutrição pediátrica é comporta por três fases: fase exploratória, fase de impressão diagnóstica e a fase da conduta nutricional. Na fase exploratória está incluída a avaliação antropométrica e anamnese, investigando as informações clínicas (queixa principal, dados socioeconômicos, desenvolvimento da criança, imunização, função intestinal) e nutricionais. Nesta fase, também são realizados exames físico e bioquímico, além de coleta de dados complementares fundamentais para a determinação do diagnóstico nutricional.

A avaliação do estado nutricional em pediatria é essencial para a verificação de situações de risco, no diagnóstico nutricional e no planejamento de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Essa etapa é importante tanto na atenção primária, para acompanhar o crescimento e a saúde da criança e do adolescente, quanto na detecção precoce de distúrbios nutricionais, como a desnutrição e obesidade.

Na segunda fase, de impressão diagnóstica, deve-se realizar um resumo da avaliação global da criança, incluindo brevemente a situação nutricional antropométrica, dietética e bioquímica e das principais intercorrências ou outras situações relevantes.

Por fim, a terceira fase da conduta nutricional deve ser registrada de maneira objetiva a fim de facilitar a reavaliação nas consultas futuras. Também devem ser registrados os cálculos utilizados para a determinação das necessidades nutricionais, fórmulas utilizadas e ingredientes de fórmulas caseiras prescritas.

Confira no quadro abaixo o resumo das principais etapas da consulta de nutrição pediátrica:


Fonte: Adaptado de Lacerda e Accioly, 2012.

Bibliografia

Lacerda EMA, Accioly E. Consulta de Nutrição Pediátrica. In: Accioly E, Saunders C, Lacerda EMA. Nutrição em obsterícia e pediatria. 2.ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012. p 245-249.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Avaliação nutricional da criança e do adolescente – Manual de Orientação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 2009.

Leia também