Quais são as propriedades da curcumina?

Postado em 18 de abril de 2011 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

A curcumina é um componente ativo encontrado no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz do açafrão-da-índia (Curcuma longa) e no curry. É uma especiaria popular na culinária asiática e conhecida por ser benéfica para a saúde.
Trata-se de um composto fenólico que possui propriedades anti-inflamatórias por inibir a enzima cicloxigenase e outras enzimas envolvidas no processo inflamatório. Além disso, possui propriedade antioxidante com atividade antitumoral e antimutagênica, capaz de alterar a expressão de genes e inibir a atividade de fatores de transcrição, como o NFκB (fator nuclear kappa B).
Também foi demonstrado que a curcumina possui propriedades neuroprotetoras e antienvelhecimento. Evidências recentes mostram que a curcumina também possui propriedades hipolipemiantes e no auxílio do controle glicêmico em diabéticos, possuindo efeitos benéficos sobre a obesidade e doenças relacionadas.
Assim, devido a sua eficácia a curcumina tem recebido considerável interesse como um potencial agente terapêutico para a prevenção e / ou tratamento de várias doenças, incluindo o câncer, artrite, alergias, doença de Alzheimer, e outras doenças inflamatórias.
Os estudos clínicos com curcumina mostraram que sua suplementação é segura e que doses de até 8000 mg por dia são bem toleradas. No entanto, a sua principal limitação como agente terapêutico é a sua baixa taxa de absorção e, consequentemente, baixa disponibilidade sistêmica.

Leia também:

ANTIOXIDANTES: como atuam na prevenção de carcinogênese?

 

 

Bibliografia

Zhou H, Beevers CS, Huang S. The targets of curcumin. Curr Drug Targets. 2011;12(3):332-47.

Pari L, Tewas D, Eckel J. Role of curcumin in health and disease. Arch Physiol Biochem. 2008;114(2):127-49.

Aggarwal BB, Sundaram C, Malani N, Ichikawa H. Curcumin: the Indian solid gold. Adv Exp Med Biol. 2007;595:1-75.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter