fbpx


Quais são as propriedades nutricionais da quinoa?

Postado em 10 de março de 2011 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

A quinoa (Chenopodium quinoa Willd) é um cereal que ganha destaque pela presença de proteína de alto valor biológico e ausência de glúten. O conteúdo de proteínas chega a atingir 15% de sua composição total, além de possuir ótimo equilíbrio entre os aminoácidos essenciais. Esse cereal é uma importante fonte de minerais e vitaminas, fibras, ácidos graxos essenciais, além de possuir compostos como polifenóis, fitoesteróis e flavonóides.

Confira a tabela abaixo com a composição centesimal da quinoa em relação a outros cereais:

De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), a quinoa é um dos melhores alimentos de origem vegetal, que pode ser capaz de combater algumas carências nutricionais, principalmente em países mais pobres.

A sua principal utilização é como um substituto da farinha de trigo na produção de pão para os consumidores celíacos, podendo também ser encontrada na forma de flocos, grãos, farinhas e barras energéticas.

 

 

Bibliografia

Badawi C. Quinua – O Alimento do momento. Disponível em: www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/quinua.doc Acessado em: 04/03/2011.

Calderelli VAS, Benassi MT, Visentainer JV, Matioli G. Quinoa and flaxseed: potential ingredients in the production of bread with functional quality. Braz. arch. biol. technol. 2010;  53(4): 981-986.

Abugoch James LE. Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.): composition, chemistry, nutritional, and functional properties. Adv Food Nutr Res. 2009;58:1-31.

Cadastre-se e receba nossa newsletter