fbpx


Qual é a relação entre vitamina D e músculo?

Postado em 20 de novembro de 2017 | Autor: Natalia Lopes

A vitamina D, ou calciferol, possui inúmeras funções conhecidas, comomanutenção das concentrações de cálcio e fósforo no sangue, envolvimento naproliferação celular, secreção de insulina, síntese e secreção dos hormônios datireoide e regulação da pressão arterial pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona.Além de todas essas funções, a vitamina D também parece estar relacionada à manutençãode força e função muscular.

Há evidências crescentes de que a baixa concentração sérica de25-hidroxivitamina D (25[OH]D) está associada a algumas alterações clínicas,como doenças cardiovasculares, inflamação, doenças infecciosas, e parece tambémestar relacionada a manifestações como fraqueza muscular e alterações da marcha.

Beaudart e colaboradores elaboraram uma revisão sistemática e metanaliseem que avaliaram os efeitos da suplementação de vitamina D na função muscular.Avaliando 30 estudos clínicos randomizados e controlados que totalizavam 5615indivíduos, concluíram que aqueles indivíduos suplementados com vitamina Dapresentavam aumento de força muscular, principalmente quando os níveis séricosde 25(OH)D eram <30nmol/L ou os indivíduos eram idosos.

Ao avaliarem os efeitos da suplementação de vitamina D em judocas, Wyone colaboradores identificaram que o grupo de atletas que receberam 150000 UI devitamina D3 apresentaram aumento significativo dos níveis séricos de 25(OH)D etambém de força muscular quando comparados ao grupo placebo.

No entanto, esses efeitos positivos não foram encontrados por outrospesquisadores que ao avaliarem os efeitos da suplementação de vitamina D emmulheres na pós-menopausa e também em jovens mulheres jogadoras de futebol nãoencontraram efeitos sobre a força e função muscular.

Dessa forma, apesar das evidências, os efeitos da suplementação devitamina D sobre a função e força muscular ainda não estão claros e maisestudos são necessários para esclarecer os efeitos e doses a seremrecomendadas.

 

Referências:

Beaudart, C. et al. The
Effects of Vitamin D on Skeletal Muscle Strength, Muscle Mass, and Muscle
Power: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. J Clin Endocrinol Metab, v.99,
p.4336–4345, 2014.

Brännstrom, A. et
al. Vitamin D in relation to bone health and muscle function in young female
soccer players. Eur J Sport Sci.,
v.17, n.2, p.249-256, mar/2017.

Grimnes, G., Emaus,
N.; Cashman, K.D.; Jorde, R.. The effect of high-dose vitamin D supplementation
on muscular function and quality of life in postmenopausal women – A randomized
controlled trial.
Clinical Endocrinology, v.87, n.1, p.20-28, jul./2017.

Morais, C.C. de; Cominetti, C.; Cozzolino, S.M.F.. Vitamina D
(Calciferol). In: Cozzolino, S.M.F.. Biodisponibilidade de Nutrientes. 5ed. São
Paulo: Manole, 2016.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter