>


Sarcopenia é fator preditivo para ressecção intestinal em pacientes admitidos com Doença de Crohn

Postado em 10 de outubro de 2017 | Autor: Marcella G. Gava Brandolis

As Doenças inflamatórias intestinais (DII), como coliteulcerativa (CU) e doença de Crohn (DC), são frequentemente associadas àdesnutrição proteico-energética.

Bamba e colaboradores realizaram estudo retrospectivo compacientes com DII admitidos no hospital devido exacerbação da doença, comobjetivo de investigar a relação entre Índice de Músculo Esquelético e o prognósticoda DII.

Foram incluídos no estudo 72 pacientes que realizaramtomografia computadorizada e avaliação nutricional, a partir da AvaliaçãoSubjetiva Global, NRS-2002, peso, altura, IMC, albumina, hematócrito, índice deprognóstico nutricional Onodera(O-PNI) e índice de controle do estado nutricional (CONUT). O Índice de MúsculoEsquelético (IME) L3, que é a relação da área seccional da musculaturaesquelética no nível da terceira vértebra lombar (L3) e sua área quadrada, foiutilizada para identificar sarcopenia.

42% dos pacientes foram definidos como baixo IME eclassificados como sarcopênicos (37% dos pacientes com DC e 48% dos pacientescom CU). Em pacientes com CU, os valores de O-PNI e CONUT, altura e níveis dealbumina foram significativamente menores do que em pacientes com DC. O IME apresentoucorrelação com todas as variáveis, tendo sido correlacionado fortemente comsexo, peso, nível de albumina e O-PNI nesses pacientes com DII.

A análise univariada, utilizando o modelo de regressão de Cox,demonstrou que a presença de sarcopenia, o tipo de doença (CU ou DC) e o tempode internação hospitalar foram fatores preditivos para ressecção intestinal, epela análise multivariada a presença de sarcopenia e de DC foram os fatoresmais significantes na predição de cirurgia.

A taxa cumulativa de sobrevida em pacientes não cirúrgicos foisignificativamente menor nos sarcopênicos do que em todos os pacientes com DIIou estratificados por DC (p=0.001).

Com isso, os autores concluíram que a área do músculoesquelético no nível da terceira vértebra lombar (L3) é um fator prognósticopara ressecção intestinal em pacientes com DC.

 

Referência:

Bamba S,
Sasaki M, Takaoka A, Takahashi K, Imaeda H, Nishida A, Inatomi O, Sugimoto M, Andoh
A. Sarcopenia is a predictive factor for
intestinal resection in admitted patients with Crohn’s disease
.
PLOS ONE. June 23, 2017.

 

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter