Sintomas de impacto nutricional têm relação direta com a composição corporal em pacientes com doença pulmonar

Postado em 6 de junho de 2014 | Autor: Raquel Susana Matos de Miranda Torrinhas

Estudo publicado na revista European Journal of Clinical Nutrition demonstrou que sintomas de impacto nutricional (SIN) são comuns em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e sua gravidade é proporcional à intensidade da depleção de massa magra nesses pacientes. O interesse pelo estudo partiu da observação de que anorexia ou falta de apetite são comuns na DPOC e podem ser causadas ou agravadas por diferentes sintomas que afetam o apetite e a ingestão de alimentos. Seu objetivo foi investigar e quantificar a extensão de SIN em pacientes com DPOC e explorar as relações entre SIN e depleção da massa livre de gordura.

Os autores avaliaram SIN e composição corporal em 169 pacientes (62% do sexo feminino) seguindo um desenho de corte transversal, ou seja, essas avaliações foram realizadas em período único, sem seguimento dos indivíduos ao longo do tempo. A avaliação de SIN foi feita através de relatos dos pacientes levantados pela aplicação de dois questionários recentemente desenvolvidos: 1) questionário de sintomas alimentares (QSA) e 2) questionário de doenças relacionadas ao apetite (QDRA). A composição corporal foi estimada por espectroscopia de impedância bioelétrica. (ficou melhor mesmo!)

Os sintomas com maior prevalência foram: boca seca (71%), dor de estômago (39%), ou dores que afetam o apetite (36%) e constipação (35%). Problemas com diarreia e sensibilidade a odores foram mais graves entre as mulheres. Encontrou-se depleção de massa livre de gordura em 36% dos pacientes (índice de massa livre de gordura < 15 kg/m2 em mulheres e < 16 kg/m2 em homens) e essa porção de indivíduos apresentou mais SIN e maior classificação de apetite e sabor de alimentos como “piores”, em comparação com pacientes sem depleção de massa livre de gordura.

“Pretendemos investigar como esses sintomas são melhores prevenidos e/ou geridos e se a prevenção/tratamento de SIN pode afetar o desenvolvimento de desnutrição em pacientes com DPOC é um desafio para o futuro”, concluem os autores.

Referência (s)

Norden J, Gronberg AM, Bosaeus I, Berteus Forslund H, et al. Nutrition impact symptoms and body composition in patients with COPD. Eur J Clin Nutr. 2014 May 7. doi: 10.1038/ejcn.2014.

Cadastre-se e receba nossa newsletter