fbpx

Suplementação com cálcio e vitamina D melhora a qualidade de vida de mulheres após a menopausa

Postado em 23 de outubro de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

Um estudo conduzido por pesquisadores chineses verificou que a suplementação com calcitriol e cálcio modula os marcadores de turnorver ósseo e mantém a força muscular, assim como a qualidade de vida em mulheres chinesas após a menopausa. Já a suplementação com colecalciferol e cálcio previne a redução da qualidade de vida influenciada pelo envelhecimento.

Foram selecionadas 485 mulheres com idade média de 63 anos e o principal critério de exclusão foi que elas não poderiam apresentar qualquer problema de saúde. Elas foram distribuídas em três grupos experimentais. No primeiro (grupo A), as participantes receberam suplementos de cálcio (600 mg/dia), no segundo (grupo B) as participantes foram suplementadas com cálcio (600 mg/dia) e também com colecalciferol (800 UI/dia) e, no terceiro (grupo C) elas receberam suplementos de cálcio (600 mg/dia) e calcitriol (0,25 ug/dia). Os tratamentos tiveram duração de dois anos. 

As concentrações séricas de 25-hidroxivitamina D, do hormônio paratiroideano (PTH), de beta-CTX e de P1NP (biomarcadores do metabolismo ósseo) foram obtidos no início, 12 e 24 meses após o começo dos tratamentos, assim como medidas relacionadas com força muscular (medida da força do aperto da mão – FAM) e qualidade de vida (avaliada com questionário validado).

No final de 24 meses, 461 mulheres completaram o estudo. As concentrações séricas de 25-hidroxivitamina D foram significativamente maiores no grupo C e sem alterações nos demais grupos após 24 meses de acompanhamento. As concentrações séricas PTH, de beta-CTX e de P1NP foram significativamente menores no grupo C; por outro lado, observou-se aumento nas concentrações séricas de beta-CTX no grupo A após 24 meses de tratamento. 

As participantes do grupo C mantiveram a intensidade da FAM após 24 meses de suplementação, o que não foi observado nos demais grupos. Observou-se também que as participantes dos grupos B e C mantiveram a qualidade de vida no final de 24 meses ao contrário do que foi observado no grupo A.

“A suplementação com 800 UI/dia de colecalciferol e 600 mg/dia de cálcio por 24 meses manteve a qualidade de vida de mulheres chinesas após a menopausa. No entanto, este tratamento não exerceu qualquer efeito significativo quanto à força muscular, desempenho físico, níveis de marcadores de formação óssea ou concentrações de PTH. Após 24 meses de intervenção, a suplementação com 0,25 mg/dia calcitriol e 600 mg/dia de cálcio exerceu um efeito de proteção da força muscular, do desempenho físico e do estado de saúde, juntamente com uma supressão dos níveis de marcadores de renovação óssea e de PTH”, concluem os autores.

Referência (s)

Gao LH, Zhu WJ, Liu YJ, Gu JM, Zhang ZL, Wang O, et al. Physical performance and life quality in postmenopausal women supplemented with vitamin D: a two-year prospective study. Acta Pharmacol Sin. 2015; 36(9):1065-73.

Leia também