Suplementação de coenzima Q10 melhora defesa antioxidante e reduz inflamação em pacientes com doença arterial coronariana

Postado em 22 de novembro de 2013 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

Estudo publicado na revista Nutrition Journal demonstrou que a suplementação de coenzima Q10 melhora significativamente a atividade de enzimas antioxidantes e reduz a inflamação em pacientes com doença arterial coronariana.

Trata-se de um estudo cego, randomizado e controlado por placebo, que avaliou 51 indivíduos com doença arterial coronariana e que estavam sendo tratados com estatinas por pelo menos um mês. Os participantes foram divididos em dois grupos: grupo tratado (n=27) e placebo (n=24). O grupo tratado recebeu a suplementação de coenzima Q10 na dosagem de 300 mg/dia durante 12 semanas. Os indivíduos de ambos os grupos receberam avaliação clínica geral e da ingestão alimentar periodicamente.

Foram investigadas as concentrações sanguíneas de coenzima Q10, vitamina E e a atividade de enzimas antioxidantes (superóxido dismutase, catalase, e glutationa peroxidase). Além disso, avaliaram também os níveis sanguíneos de marcadores inflamatórios, como a proteína C-reativa (PCR), fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) e interleucina-6 (IL-6).

Os pesquisadores observaram que a atividade de enzimas antioxidantes foi significativamente (p<0,05) mais elevada após a suplementação com coenzima Q10. Além disso, os níveis de vitamina E foram maiores no grupo tratado com a coenzima Q10 (p=0,043). Os níveis de marcadores inflamatórios, principalmente TNF-alfa e IL-6, (p=0,039) foram significativamente menores após suplementação com coenzima Q10.

Segundo os autores, os altos níveis de estresse oxidativo e inflamação crônica podem contribuir para a patogênese da doença arterial coronariana. “A coenzima Q10, que é um antioxidante endógeno, está reduzido em pacientes que fazem o uso de terapia com estatinas”, comentam.

“Podemos concluir que pacientes com doença arterial coronariana podem se beneficiar do uso da suplementação de coenzima Q10 para aumentar sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória durante a terapia com estatinas”, concluem.

Leia mais:

Dieta mediterrânea acrescida de antioxidante reforça proteção contra dano oxidativo

 

Referência (s)

Lee BJ, Tseng YF, Yen CH, Lin PT. Effects of coenzyme Q10 supplementation (300 mg/day) on antioxidation and anti-inflammation in coronary artery disease patients during statins therapy: a randomized, placebo-controlled trial. Nutr J. 2013;12(1):142.

Cadastre-se e receba nossa newsletter