fbpx


Suplementação de vitamina D3 melhora composição corporal de mulheres com sobrepeso/obesidade

Postado em 28 de setembro de 2012 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

Estudo publicado na revista Nutrition Journal concluiu que o aumento das concentrações de vitamina D (25-OHD) pela suplementação de vitamina D3 levou à redução de massa de gordura corporal em mulheres com sobrepeso e obesidade.

Trata-se de um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, em que foram avaliadas 77 mulheres, com idade média de 38 anos (± 8,1 anos), índice de massa corporal (IMC) de 29,8 kg/m2 (± 4,1). As participantes foram aleatoriamente distribuídas em dois grupos: aquelas suplementadas com vitamina D3 (colecalciferol, 25 mcg/dia) e um grupo placebo.

A intervenção foi realizada durante 90 dias e foram feitas aferições de peso, altura, cintura, quadril, massa de gordura corporal por bioimpedância elétrica, níveis de 25-OHD e paratormônio (PTH intacto, iPTH) e avaliação da ingestão alimentar antes e depois da intervenção. O paratormônio é um hormônio produzido pelas células principais da paratireoide, em que sua secreção é regulada pelo nível plasmático de cálcio, caindo com o aumento das concentrações de cálcio e aumentando quando o cálcio está diminuído.

Os níveis séricos de 25-OHD aumentaram significativamente no grupo suplementado em comparação com o grupo placebo (p < 0,001). As concentrações de iPTH foram reduzidas pela suplementação de vitamina D3, indicando que houve melhor absorção de cálcio. Além disso, a suplementação com vitamina D3 causou uma diminuição estatisticamente significativa na massa de gordura corporal no grupo suplementado com vitamina D3 em comparação com o grupo placebo (-2,7 ± 2,1 kg vs -0,47 ± 2,1 kg, p < 0,001). No entanto, o peso corporal e a circunferência da cintura não se alteraram significativamente em ambos os grupos.

“Evidências sugerem que o cálcio e a vitamina D desempenham um papel importante na regulação da massa corporal gorda. Os dados indicam que a vitamina D pode aumentar a massa magra e inibir o desenvolvimento dos adipócitos. Esses efeitos da vitamina D podem ser mediados pela 1,25 dihidroxivitamina D3 ou através da supressão do PTH”, observam os autores.

“O presente estudo demonstra que a suplementação com 25 mcg por dia de vitamina D3 durante 90 dias em mulheres com sobrepeso/obesidade diminui a massa de gordura corporal, mas não afeta o peso corporal e circunferência da cintura. Outras investigações devem ser realizadas para saber se a vitamina D pode desempenhar um papel na regulação da composição corporal da população em geral”, concluem.

Leia mais:

Novas recomendações para cálcio e vitamina D.

Tratamento e prevenção da deficiência de vitamina D.

Referência (s)

Salehpour A, Hosseinpanah F, Shidfar F, Vafa M, Razaghi M, Dehghani S, et al. A 12-week double-blind randomized clinical trial of vitamin D3 supplementation on body fat mass in healthy overweight and obese women. Nutr J. 2012;11(1):78.

Cadastre-se e receba nossa newsletter