fbpx


Suplementação diária de vitamina D2 ou D3 – qual a mais efetiva?

Postado em 7 de novembro de 2017 | Autor: Marcella Gava Brandolis

Tem se sugerido que não hádiferença entre Vitamina D2 (ergocalciferol) e Vitamina D3 (cholecalciferol)na efetividade em melhorar os níveis de Vitamina D (25-hidroxivitamina D -25(OH)D). No entanto, alguns estudos questionaram essa igualdadeparticularmente nos casos de deficiência desta vitamina. A fim de discutir essaquestão, Tripkovic e colaboradores realizaram um estudo para investigar aefetividade das Vitaminas D2 e D3 suplementadas em sucoou comida para aumento total sérico de 25(OH)D e comparar suas respectivaseficácias.

Foi realizado um estudorandomizado, duplo-cego, placebo-controlado, alimento-fortificado com 335mulheres saudáveis do sul asiático e europeias brancas entre 20 e 64 anosdurante 12 semanas com intervenção de alimento fortificado. As participantesforam divididas em 5 grupos: Grupo placebo, receberam suco e biscoito placebos;Grupo D2J, receberam suco suplementado com 15mcg de Vitamina D2 ebiscoito placebo; Grupo D2B, receberam suco placebo com biscoito suplementadocom 15mcg de Vitamina D2; Grupo D3J, com suco suplementado com 15mcgde Vitamina D3 e biscoito placebo; e D3B, receberam suco placebo combiscoito suplementado com 15mcg de Vitamina D3. Todos os produtosforam entregues às participantes que foram orientadas a consumir 1 suco e 1biscoito por dia durante 12 semanas. As participantes foram entrevistadas em 3momentos: no início do estudo (semana 0), na metade do estudo (semana 6) e nofinal do estudo (semana 12). Nessas 3 entrevistas foram realizadas medidasantropométricas (altura, peso, IMC, circunferência da cintura, relação cinturaquadril, % de gordura corporal e pressão arterial) e coletadas amostras desangue para mensuração de 25(OH)D total, 25-hidroxivitamina D2,25-hidroxivitamina D3, cálcio, albumina e hormônio paratireoide.

Os autores verificaram que paraas 2 etnias os grupos que consumiram Vitamina D3, tanto no sucoquanto no biscoito, apresentaram um aumento significativamente maior de 25(OH)Dtotal quando comparado ao grupo Vitamina D2 no biscoito(p<0,0003), ao grupo Vitamina D2 no suco (p<0,0005) e ao grupoplacebo (p<0,0005). Não houve diferença nos valores de 25(OH)D total  sérico em relação ao consumo de vitamina Datravés da suplementação pelo suco ou pelo biscoito. Os valores de cálcio forammaiores após a intervenção em relação ao início do estudo em todos os grupos(p<0,0001).

A partir destes dados, os autoresconcluíram que a Vitamina D3 é superior para aumento de 25(OH)Dtotal sérico em relação à Vitamina D2 e pode ser mais útil emindivíduos com níveis de 25(OH)D inferiores a 50 nmol/L. Ambas as formas desuplementação, suco e biscoito, são eficazes para aumento de 25(OH)D totalsérico e para a prevenção de deficiência de vitamina D.

 

Referência

Tripkovic L, Wilson LR, Hart K, et al. Daily supplementation with 15 μg vitamin D2 compared with vitamin
D3 to increase wintertime 25-hydroxyvitamin D status in healthy South Asian and
white European women: a 12-wk randomized, placebo-controlled food-fortification
trial.
 Am
J Clin Nutr
. 2017;106(2):481-490.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter