fbpx


Suplementação rotineira de vitaminas e minerais não melhora desfechos cardiovasculares

Postado em 7 de agosto de 2018

Existe uma crença de que suplementos de vitaminas e minerais(SVM) podem ajudar a manter e promover a saúde, prevenindo diversas doenças.Porém, estudos científicos que avaliam essa associação trazem resultadosconflitantes. Revisão sistemática e metanálise realizada por Kim ecolaboradores teve como objetivo avaliar a associação entre uso de SVM e desfechoscardiovasculares.

18 estudos foram incluídos na avaliação. A idade média dos2019862 participantes foi de 57,8 anos, e os trabalhos fizeram umacompanhamento médio de 11,6 anos. Os desfechos avaliados incluíram mortalidadepor Doença Cardiovascular (DCV), mortalidade por Doença Coronariana (DC), mortalidadepor Acidente Vascular Encefálico (AVE), incidência de DC, e incidência de AVE.

Os resultados mostraram que o uso de SVM não foi associadoao risco de morte por DCV (RR= 1,00), morte por DC (RR= 1,02), morte por AVE (RR=0,95), e incidência de AVE (RR= 0,98). A suplementação foi relacionada à menorincidência de DC (RR = 0,88), mas esse resultado positivo foi observado apenas emestudos que não levaram em consideração a ingestão de vegetais e frutas.

Vale lembrar que a não padronização da composição dossuplementos, a avalição da ingestão realizada através de questionários, a nãoavaliação de dose e frequência de utilização dos suplementos, e acaracterísticas dos estudos incluídos trazem limitações para os resultadosapresentados.

Os autores concluíram que o uso SVM não melhora os desfechoscardiovasculares, o que apoia as recomendações de diretrizes atuais que nãorecomendam o uso rotineiro de suplementos para fins de prevenção de DCV napopulação em geral.

 

Referência:

Kim J, Choi J, Kwon SY, McEvoy JW, Blaha MJ, Blumenthal RS,
Guallar E, Zhao D, Michos ED. Association of Multivitamin and
Mineral Supplementation and Risk of Cardiovascular Disease: A Systematic Review
and Meta-Analysis
. Circ
Cardiovasc Qual Outcomes. 2018 Jul;11(7):e004224.

 

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter