Tecido Adiposo Marrom: Protocolo de Resfriamento para Ativação em Jovens Adultos

Postado em 27 de novembro de 2017 | Autor: Marcella Gava Brandolis

Obesidade está associada adiversas condições e doenças como resistência insulínica, dislipidemia,diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. O tecido adiposo marrom (TAM)possui a habilidade de oxidar glicose e lipídeos em energia dissipada na formade calor, o que o torna um alvo interessante para tratamento da doença. Estudosmostram que esse tecido é ativado quando as pessoas são expostas ao frio.

Existem diversos protocolos deresfriamento para ativar o TAM em humanos, e devido a falta de padronizaçãopara realização desse procedimento, Martinez-Tellez e sua equipe realizaram umestudo para determinar os efeitos de um novo protocolo de resfriamentopersonalizado.

Foram avaliados 47 jovens adultoscaucasianos com média de 22 anos de idade. Toda a população era saudável,sedentária e não fumante. Para o teste de limiar de tremor, após permanecerem30 minutos em uma sala quente, os pacientes ficaram 15 minutos em uma sala fria(19,8 ± 0,5 ° C), vestiram um colete de refrigeração através de água. A temperaturade exposição foi diminuída gradativamente. Os tremores foram determinadosatravés de avaliação visual e perguntas aos participantes, e quantificadosatravés de escalas específicas. Após 48-72 h desse teste, os pacientes foramavaliados novamente, submetidos ao frio durante 2h, e em seguida foi realizadauma tomografia computadorizada PET/CT scan, quando foi utilizado um contrasteespecífico para realização das imagens que foram posteriormente analisadas atravésde um programa.

Não houve diferença de idade,massa gorda, glicemia de jejum e insulinemia entre os participantes de ambos ossexos. 85% tiveram o TAM ativado pelo protocolo, apresentando volume eatividade do TAM maiores que o grupo não ativado (p<0,05). Não houvediferença no volume de TAM entre os sexos, no entanto, no grupo com TAMativado, as mulheres tiveram valores maiores de atividade do TAM (p=0,003).

A partir destes achados, osautores concluíram que o protocolo personalizado de resfriamento testado foieficaz para ativação do tecido adiposo marrom em jovens adultos.

 

Referência:

Martinez-Tellez B,
Sanchez-Delgado G, Garcia-Rivero Y, Alcantara JMA, Martinez-Avila WD,
Muñoz-Hernandez MV, Olza J, Boon MR, Rensen PCN, Llamas-Elvira JM, Ruiz JR. A New Personalized Cooling Protocol
to Activate Brown Adipose Tissue in Young Adults
. Front
Physiol. 2017 Nov 2;8:863.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter