>


Abreviação de jejum com carboidrato e whey protein

Postado em 2 de maio de 2022

abreviação de jejum

No simpósio apresentado pelo Dr. José Eduardo de Aguilar e pela nutricionista Pedrita Morato foram discutidas duas diretrizes importantes do Projeto Acerto: abreviação de jejum e re-alimentação ultra-precoce.

O simpósio começou com o Dr. Aguilar abordando o custo-benefício da abreviação do jejum perioperatório com uso de bebidas contendo carboidrado e whey protein.

Ele destacou que os cuidados perioperatórios devem aproveitar duas janelas de oportunidade: o período pré-operatório e o período pós-operatório.

No pré-operatório, a prescrição de jejum é de 6 a 8 horas, mas na prática observa-se jejum de 12 a 18h. Já no pós-operatório, o jejum pode durar de 2, 3, ou até mais dias, o que pode comprometer o estado nutricional e recuperação do paciente.

Diante disso, o Protocolo Acerto, dentro da sua evolução, na fase I focou em promover a abreviação para 2 a 3 horas de jejum, com oferta de líquidos clarificados no pré-operatório e realimentação precoce no pós-operatório.

Atualmente, já na fase II, o protocolo propõe a adição de uma fonte proteica, como o whey protein, na bebida clarificada, que também deve ser oferecida como estratégia de realimentação ultra-precoce.

Segundo Dr Aguilar, a oferta dessa bebida deve acontecer 3h antes da cirurgia e no pós-operatório imediato e, para que o protocolo seja plenamente atendido, ele destaca a importância de trabalhar em parceria com o anestesista, para criar condições do paciente ser alimentado ainda na sala de recuperação.

Assista no vídeo abaixo os benefícios da abreviação do jejum e do uso da associação de maltodextria e whey protein para os pacientes cirúrgicos.

Além disso, você poderá conferir como as diretrizes do projeto Acerto são utilizadas na prática. A nutricionista Pedrita presentou no simpósio os resultados de dois protocolos de abreviação de jejum utilizados em sua instituição.

No final, a nutricionista aproveitou para reforçar que enfrentou dificuldades para implantar o Protocolo Acerto na sua instituição, mas que, sem dúvidas valeu a pena e os resultados foram muito positivos.

Veja todos os detalhes no vídeo.

 

Veja outros vídeos da Cobertura Acerto 2022.

Patrocínio:

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter