No segundo dia do congresso ASPEN 2022, o Dr Paulo Ribeiro nos apresenta questões importantes sobre manifestações tardias da Covid-19.
As manifestações clínicas que persistem após a infecção por covid-19 são muito frequentes. Em pesquisa com pacientes após 63 dias da alta hospitalar, 83% ainda mantinham pelo menos um sintoma residual de covid, sendo a dispneia o sintoma mais comum, além de estresse psicológico, dores articulares e anosmia.
Essas manifestações residuais são mais frequentes em pacientes graves, muitas vezes são subclínicas, não detectáveis pelos exames habituais.
Muitos pacientes cursam com processo inflamatório crônico, normalmente detectada através de exame de interleucina-6, com vários possíveis mecanismos envolvidos em seu desenvolvimento.
Na sessão, foram destaque também as complicações pulmonares de longa duração pós-covid.
Foram citados sintomas agudos que atingem das vias aéreas superiores, como dor de garganta, coriza, congestão nasal, sintomas pulmonares, como tosses, manifestações subagudas da covid-19, como tosse crônica, dispneia, inflamação pulmonar progressiva, pneumonia pós-viral, fibrose pulmonar.
Diferenciou-se, também, a doença crítica crônica, síndrome pós UTI e PIX, esta última, associada a alterações cognitivas, perda de memória, falta de concentração, perda de massa muscular, fadiga, dispneia, alterações psicológicas relacionadas ao estresse da doença, dores articulares, tosse, perda de olfato e sabor persistentes.
A sessão ainda contempla estratégias de tratamento, incluindo a indicação de substâncias anabólicas, suplementos nutricionais incluindo probióticos, e uso de terapia nutricional enteral e parenteral, se necessário.
Ficou curioso para saber detalhes?
Veja o vídeo completo do Dr Paulo Ribeiro*.
*Dr. Paulo Ribeiro
GERENTE MEDICO DA EMTN DO HOSPITAL SIRIO LIBANES
Especialista em medicina Intensiva pela AMIB
Especialista em Nutrição parenteral e enteral pela BRASPEN
Mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de SÃO PAULO
Patrocínio:
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.