Encerramos o penúltimo dia de cobertura do XXVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva com a nutricionista Priscilla Barreto nos explicando como o gerenciamento de equipes no ambiente hospitalar pode melhorar desfechos clínicos.
Embora exigida por lei, nem todo hospital possui uma EMTN atuante. A EMTN, Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, deveria ser interdisciplinar, promovendo a comunicação entre os profissionais.
Ela destacou também que a desnutrição deveria ser alvo da EMTN e que muitas vezes há necessidade de redimensionamento da equipe de nutrição para um número maior que o exigido pela legislação. Desta forma, haveriam mais triagem e avaliações nutricionais e melhor gerenciamento de risco.
Nos hospitais, todos os setores devem ser sensibilizados para a importância da EMTN, bem como do impacto da desnutrição no tempo de internação, reinternação e custos.
Foi citada, também, a campanha Diga Não à Desnutrição, da Braspen e a importância de atualização profissional.
Quer conhecer os detalhes dessa discussão? Assista agora mesmo.
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal