fbpx


Efeito da dieta sobre a microbiota intestinal

Postado em 20 de outubro de 2020

Chegamos ao quarto vídeo da série sobre a aveia, em parceria com a Quaker, desta vez abordando a relação do consumo de aveia e a microbiota intestinal.

Nesta aula, a Dra. Sofía Morán Ramos, doutora pelo Instituto Nacional de Nutrição “Salvador Suviran” nos apresentam algumas evidências sobre o efeito da dieta sobre a microbiota intestinal e como ela se relaciona com a saúde do ser humano, sua principal área de pesquisa.

A pesquisadora destaca que a microbiota intestinal exerce função semelhante ao nosso fígado, devido ao seu potencial para metabolizar todos os alimentos que passam pelo nosso trato gastrointestinal. Após essa metabolização, muitas substâncias podem chegar ao fígado através da veia porta e sistema linfático, sendo, posteriormente, distribuído pelo corpo através da circulação sistêmica, daí nasceria a relação da microbiota com várias doenças.

A Dra Sofía apresenta estudos que evidenciam o papel prebiótico da aveia, favorecendo o aumento da biodiversidade microbiana, algo relacionado à prevenção de doenças. Também há evidências a cerca da ação da aveia sobre a modulação de ácidos biliares e ácidos graxos de cadeia curta, o que ainda não está claro se está associado às betaglucanas, polifenóis ou outros compostos da aveia.

Entenda melhor esses processos assistindo a essa aula agora mesmo!

Assine nossa newsletter: