fbpx


Repensando o modelo assistencial em nutrição na pandemia

Postado em 8 de novembro de 2021

Banner da cobertura CBMI 2021 sobre "Repensando o modelo assistencial em nutrição na pandemia", com uma mulher usando jaleco branco sentada na cadeira

O XXVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva começou e nós trazemos a vocês o que foi destaque em uma das primeiras mesas.

A nutricionista Priscila Barreto nos conta os detalhes da sessão “Gestão de recursos humanos na pandemia em Terapia Intensiva”. Esse é um tema de grande relevância, visto toda reestruturação que as equipes tiveram que enfrentar durante a pandemia.

Nessa sessão, foi abordado o papel da equipe multidisciplinar e envolveu profissionais da enfermagem, psicologia, fisioterapia, nutrição e odontologia.

Durante a pandemia, foi observada a importância da comunicação entre esses profissionais, a necessidade de reorganização dos padrões de atendimento, reestruturação dos leitos, escassez de mão-de-obra e reorganização dos recursos humanos.

Para a enfermagem, o destaque foi a transferência de informações, de autoridade, e da responsabilidade para a continuidade da assistência e prevenção de efeitos adversos

A psicologia destaca que profissionais da saúde também adoecem, não apenas pela contaminação, mas por diversos outros sofrimentos.

O cuidado da cavidade oral para reduzir complicações associadas a ventilação mecânica fortaleceu o papel de odontologistas dentro da equipe multidisciplinar da UTI.

Fisioterapeutas foram mais necessários e houve um aumento de procura por profissionais mais qualificados.

E na nutrição foi discutida a experiência de um hospital que repensou o modelo de assistência, identificando atividades do nutricionista que não agregavam em nada o cuidado nutricional, podendo ser repassados a outros membros da equipe.

Desta forma, os nutricionistas puderam se dedicar mais a triagem e avaliação nutricional, houve aumento da terapia de nutrição oral e treinamentos mais focados na qualidade da assistência.

O CBMI – Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva – é o maior congresso de terapia intensiva da América Latina, este ano com destaque para todo aprendizado da pandemia e o quanto isso trará benefícios para a assistência daqui em diante.

Acompanhe a Cobertura do XXVI CBMI aqui no Nutritotal PRO.

Assista ao vídeo: 

Ou ouça o podcast:

Patrocinador: 

Cadastre-se e receba nossa newsletter