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5 dicas de alimentação saudável no verão

Postado em 15 de janeiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Dá para aproveitar a estação sem sair da dieta

Com a chegada do verão, muitas pessoas acabam aproveitando o momento para sair da dieta enquanto estão de férias. Porém, a estação mais quente do ano também pode ser sinônimo de saúde, basta se motivar para começar um novo ciclo de desafios e de cuidados com o corpo. Isso inclui, por exemplo, manter uma frequência nos exercícios físicos e seguir uma alimentação saudável no verão. Ao invés de optar por sorvetes de massa e fast food, por exemplo, existem opções que são ideais para deixar o apetite saciado e, de quebra, elas ainda refrescam nos dias mais quentes.

Para saber o caminho para ter esse equilíbrio, elencamos algumas sugestões a seguir que a ciência já apontou como eficazes para se cuidar na estação. Confira:

As melhores dicas de alimentação saudável no verão

Cuidados simples estão ao alcance de todos para manter o foco na saúde.

Garota tomando água de coco, uma opção que faz parte de uma alimentação saudável no verão

A água de coco é uma ótima opção para hidratar o corpo | Imagem: Freepik

Jante mais cedo

Uma pesquisa da Universidade de Cambridge apontou que comer uma refeição noturna mais cedo pode resultar em mudanças favoráveis ​​na perda de peso se comparado com um jantar mais tardio, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Aproveite o verão para preparar um jantar leve, como uma salada de quinoa.

Acerte o tamanho das porções

Saber mensurar a quantidade de cada alimento no prato pode ser essencial para manter o foco na dieta. Por isso, abuse das verduras na sua alimentação e utilize como medida a palma da sua mão para saber a quantidade dos outros alimentos para incluir nas refeições, como proteínas, carboidratos e grãos.

Mantenha o corpo hidratado

Além de beber a quantidade adequada de água diariamente, alimentos que ajudam na hidratação, como a melancia e o morango, são ótimas opções para saciar a fome e hidratar o corpo ao mesmo tempo. Outras alternativas incluem uma salada refrescante, como a de tomates, e líquidos como água de coco e sucos.

Adapte suas receitas

Não quer abrir mão do sorvete no verão? Então a sugestão é fazer a sua versão caseira da sobremesa, à base de frutas. Outra sugestão é preparar um smoothie para não sair da dieta, com iogurte, mel e frutas vermelhas. E para o almoço, que tal uma opção mais leve mas bastante nutritiva como a tigela de buda? Use sua criatividade e deixe suas refeições mais saudáveis sem perder o sabor.

Aproveite a vitamina D

Esse nutriente pode ser obtido por meio da ingestão de alimentos como carnes, peixes, queijos, leite, ovos e cogumelos, mas, além disso, os raios solares também ajudam o nosso corpo a produzi-lo. Portanto, aproveite o verão para evitar a carência de vitamina D, mas lembre-se de usar o filtro solar e evitar o sol forte entre 10h e 16h.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Ameneh M. et al. Effects of consuming later evening meal versus earlier evening meal on weight loss during a Weight Loss Diet: a randomized clinical trial. Cambridge University, 2020.

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