5 dicas de alimentação saudável no verão
Postado em 15 de janeiro de 2021Dá para aproveitar a estação sem sair da dieta
Com a chegada do verão, muitas pessoas acabam aproveitando o momento para sair da dieta enquanto estão de férias. Porém, a estação mais quente do ano também pode ser sinônimo de saúde, basta se motivar para começar um novo ciclo de desafios e de cuidados com o corpo. Isso inclui, por exemplo, manter uma frequência nos exercícios físicos e seguir uma alimentação saudável no verão. Ao invés de optar por sorvetes de massa e fast food, por exemplo, existem opções que são ideais para deixar o apetite saciado e, de quebra, elas ainda refrescam nos dias mais quentes.
Para saber o caminho para ter esse equilíbrio, elencamos algumas sugestões a seguir que a ciência já apontou como eficazes para se cuidar na estação. Confira:
As melhores dicas de alimentação saudável no verão
Cuidados simples estão ao alcance de todos para manter o foco na saúde.

A água de coco é uma ótima opção para hidratar o corpo | Imagem: Freepik
Jante mais cedo
Uma pesquisa da Universidade de Cambridge apontou que comer uma refeição noturna mais cedo pode resultar em mudanças favoráveis na perda de peso se comparado com um jantar mais tardio, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Aproveite o verão para preparar um jantar leve, como uma salada de quinoa.
Acerte o tamanho das porções
Saber mensurar a quantidade de cada alimento no prato pode ser essencial para manter o foco na dieta. Por isso, abuse das verduras na sua alimentação e utilize como medida a palma da sua mão para saber a quantidade dos outros alimentos para incluir nas refeições, como proteínas, carboidratos e grãos.
Mantenha o corpo hidratado
Além de beber a quantidade adequada de água diariamente, alimentos que ajudam na hidratação, como a melancia e o morango, são ótimas opções para saciar a fome e hidratar o corpo ao mesmo tempo. Outras alternativas incluem uma salada refrescante, como a de tomates, e líquidos como água de coco e sucos.
Adapte suas receitas
Não quer abrir mão do sorvete no verão? Então a sugestão é fazer a sua versão caseira da sobremesa, à base de frutas. Outra sugestão é preparar um smoothie para não sair da dieta, com iogurte, mel e frutas vermelhas. E para o almoço, que tal uma opção mais leve mas bastante nutritiva como a tigela de buda? Use sua criatividade e deixe suas refeições mais saudáveis sem perder o sabor.
Aproveite a vitamina D
Esse nutriente pode ser obtido por meio da ingestão de alimentos como carnes, peixes, queijos, leite, ovos e cogumelos, mas, além disso, os raios solares também ajudam o nosso corpo a produzi-lo. Portanto, aproveite o verão para evitar a carência de vitamina D, mas lembre-se de usar o filtro solar e evitar o sol forte entre 10h e 16h.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Ameneh M. et al. Effects of consuming later evening meal versus earlier evening meal on weight loss during a Weight Loss Diet: a randomized clinical trial. Cambridge University, 2020.